quarta-feira, 18 de julho de 2012

MINISTRO REAFIRMA A MARCELO DÉDA TOTAL APOIO PARA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DO CÂNCER.

Numa produtiva audiência onde diversos pleitos foram apresentados e uma agenda específica de temas da saúde foi abordada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou ao governador Marcelo Déda o seu compromisso irrestrito com a construção do Hospital do Câncer em Aracaju, diante da constatação de que o andamento do projeto obedece a todas as exigências e prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 18, na sede do ministério em Brasília (DF).

“Ouvimos mais uma vez do ministro Alexandre Padilha a explicitação do seu compromisso com a construção do Hospital do Câncer no estado de Sergipe. O Governo do Estado já concluiu o projeto, está executando a licitação dos projetos complementares, e dentro dos prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Não há qualquer irregularidade que ponha em risco esses investimentos”, afirmou o governador Marcelo Déda, após a audiência com o ministro.

“Saímos daqui mais uma vez com o apoio irrestrito do ministro à construção do Hospital do Câncer, espantando fofocas, maledicências e tentativas de desinformar a população sergipana em relação à esse importante investimento que o Governo do Estado e o Governo Federal estão fazendo em parceria”, ratificou o governador.

Banco Mundial

Na ocasião, o governador também informou ao ministro que o referido projeto foi incluído, numa operação de crédito que está sendo negociada com Banco Mundial, o equipamento do Hospital do Câncer e o equipamento referente ao Centro de Atendimento às Crianças Portadoras de Necessidades Especiais que serão construídos em Sergipe.

“Esses dois projetos de grande alcance social, que contaram com a solidariedade e apoio de toda a bancada federal de Sergipe, todos os parlamentares serão homenageados pelo Governo do Estado com uma placa registrando esse feito. Isto será extensivo a todos os parlamentares que apresentaram emendas ou ajudaram na aprovação dessas emendas para viabilizar essas realizações. O Hospital do Câncer e este centro voltado às crianças com necessidades especiais são patrimônios cujo dono é o povo de Sergipe”, enfatizou Marcelo Déda, relembrando que o papel do administrador é buscar assegurar a oferta de melhores serviços de saúde para a população, e o papel dos legisladores é justamente contribuir para que o Estado cumpra essa tarefa.

Apresentação Oficial

A audiência também serviu para formalizar a apresentação oficial do secretário Silvio Santos como o novo gestor da pasta em Sergipe. “Entre os objetivos centrais da visita, também estava a apresentação ao ministro Alexandre Padilha do nosso novo secretário da saúde, Silvio Santos. Além de conhecido por sua atuação política, ele é amigo pessoal do ministro, eles foram colegas na primeira gestão do presidente Luís Inácio Lula da Silva, quando ambos serviram na assessoria do presidente”, disse o governador.

O secretário apresentou ao ministro uma agenda com temas prioritários na relação do Governo do Estado com o Ministério da Saúde. Entre os tópicos abordados estiveram medidas que permitam agilizar a entrega dos hospitais regionais em fase de conclusão nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, e Nossa Senhora da Glória.

Outro tópico referiu-se à desoneração das fundações públicas do pagamento de tributos e contribuições sociais, uma vez que o Governo do Estado já havia dado entrada há dois anos no Conselho de Previdência num processo buscando essa conquista que ainda está tramitando. “Nós solicitamos ao ministro que buscasse agilizar essa tramitação, visto que isto tem drenado recursos do Governo do Estado, impedindo as fundações de exercitarem plenamente um direito assegurado pela Constituição”, informou o secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos.

Aceleradores Lineares e Samu

Também foi apresentada ao ministro uma reivindicação para que dois aceleradores lineares (equipamentos utilizados em tratamento radiológico) fossem levados a Aracaju. “Esta é uma grande demanda especialmente na área oncológica, e queremos a ajuda do ministério para aumentar o número de aparelhos à disposição da população”, reiterou o secretário.

A renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve em pauta com o ministro. “Apresentamos o projeto de unificação do Samu, mostrando ao ministro que o Governo do Estado tomou a iniciativa de comprar 30 ambulâncias novas, 17 das quais já em operação, e pedimos ao ministro, que desenvolve um programa de renovação da frota, que não retirasse Sergipe desse programa”, acrescentou o governador Marcelo Déda.

O governador explicou ao ministro que Sergipe não poderia esperar a chegada das ambulâncias do MS, uma vez que as ambulâncias do serviço já estavam bastante envelhecidas e com problemas de manutenção graves. “Entramos com recursos do Estado para comprar essas ambulâncias, e o ministro nos garantiu que para cada ambulância que o Estado comprou, o Ministério da Saúde oferecerá mais uma, o que permitirá uma renovação quase completa de toda a frota”, concluiu o governador.

O ministro, por sua vez, acolheu todos os pleitos apresentados e destacou o seu total empenho em buscar as alternativas necessárias para auxiliar no bom desempenho da gestão da saúde em Sergipe. “Obviamente, reconhecemos as dificuldades que as administrações estaduais encontram para gerir de forma eficaz os serviços de saúde, mas reconhecemos as ações de vanguarda executadas em Sergipe e vamos envidar esforços para assegurar a agilização de processos e as medidas necessárias para que o Governo do Estado possa oferecer uma saúde cada vez mais eficiente aos sergipanos”, mencionou o ministro Alexandre Padilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário