quarta-feira, 11 de junho de 2014

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL OCUPAM GALERIAS DA ALESE PARA PEDIR APOIO E SOLIDARIEDADE A DEPUTADOS.

Os professores da rede estadual ocuparam na manhã desta quarta-feira, dia 11, as galerias daProfessores tentarão reunião com Jeferson Passo nesta quinta-feira, 12 (Foto: Laila Oliveira) Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) para pedir apoio aos deputados estaduais à luta do magistério sergipano pela restruturação da carreira. Desde o dia 2 de junho os professores da rede estadual estão com suas atividades paralisadas.
Na tribuna a deputada estadual e professora, Ana Lúcia, fez fala em solidariedade a causa dos professores. Ana Lúcia colocou para os presentes que ela, o deputado Francisco Gualberto (líder do PT na câmara) e o deputado João Daniel estão mediando às negociações com o governo do estado para que a reivindicação dos professores da rede estadual seja atendida o quanto antes.
“O nosso líder, Francisco Gualberto, desde o início está mediando esta negociação. Nós e o deputado João Daniel, estamos indo a Secretaria da Fazenda, estamos indo à  Casa Civil e  a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) levando a pauta do magistério. Há um esforço dos três parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) para que possamos resolver o conflito dos educadores e também dos demais trabalhadores”, pontua Ana Lúcia.
Os três parlamentares se reunirão novamente nesta quinta-feira, dia 12, com o Secretário da Fazenda, Jeferson Passos, para solicitar a construção de uma proposta que vise o reestabelecimento da carreira dos professores da rede estadual.
Desestruturação da carreira
Durante sua fala na tribuna, a deputada Ana Lúcia lembrou que até 2011 os professores da rede estadual possuíam uma carreira com escalonamento. A diferença do vencimento de um professor que possuía nível médio para um professor que possuía nível superior era de 40%. Quanto mais graduado fosse o professor maior a diferença de seu vencimento em relação ao vencimento do professor que possuía a formação em nível médio. O professor com pós-graduação recebia 55% a mais, o professor com mestrado 65% e o professor com doutorado 100%.
Com o fim do escalonamento, após a aprovação da famigerada Lei 213/2011, e com o não pagamento do reajuste do piso de 2012 aos professores em todos os níveis de formação, a carreira do magistério estadual foi completamente desestruturada. Hoje a diferença do vencimento de um professor de nível médio para um professor que possui nível superior é de apenas 14%.
Audiência   
O SINTESE tem uma audiência marcada com o Secretário da Fazenda, Jeferson Passos, na sexta-feira, dia 13. O Sindicato espera que nesta audiência o governo do estado apresente uma proposta concreta que assegure ao magistério a retomada da carreira com os mesmos patamares de 2011.
“O que os professores querem  é que até sexta seja entregue a direção do Sindicato a metodologia que o governo usará para construir a retomada da carreira do magistério. Os educadores exigem que a rede estadual seja reordenada, que professor que está fora de sala de aula, sem contribuir, volte para a sala de aula, porque isso onera a folha. Queremos que a carreira seja restruturada de forma escalonada para que os professores possam ter seu direito, que foi usurpado, restabelecido”, destaca a deputada Ana Lúcia.
Tentativa de diálogo
Nesta quinta-feira, 12, às 9h, o secretário da Fazenda, Jeferson Passo, estará na sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) para apresentar aos parlamentares o balancete do 1º quadrimestre financeiro do estado. Após a apresentação do secretário, o SINTESE tentará se reunir com Jeferson Passos.
“Convocamos os professores da rede estadual a estarem presentes nesta quinta, na Sala das Comissões da ALESE para buscarmos diálogo com o Secretário da Fazenda, Jeferson Passos. É importante que um número expressivo de professores compareça a ALESE nesta quinta-feira para que juntos possamos galgar a construção da restruturação de nossa carreia”, conclama a vice-presidente do SINTESE, Ivonete Cruz.    
Caso Jeferson Passos atenda o SINTESE, nesta quinta-feira, e apresente uma proposta, a assembleia dos professores da rede estadual marcada para segunda-feira, dia 16, poderá ser antecipada para sexta-feira, dia 13.
Fonte:  Sintese

Nenhum comentário:

Postar um comentário