sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BANCADA GOVERNISTA MANTÉM MAIORIA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

A bancada governista da Assembleia Legislativa é maioria absoluta nesta Legislatura, com 83% dos parlamentares. Ou seja, dos 24 deputados estaduais, 20 apoiam o governo do Estado. A Casa está composta por 13 partidos: PT, PSC, DEM, PSB, PDT, PMDB, PSL, PP, PR, PSDB, PV, PTC e PT do B. A liderança da bancada do governo continua nas mãos do deputado estadual Francisco Gualberto (PT) e a oposição, que conta com quatro deputados, deve permanecer com o líder Venâncio Fonseca. Assim, o governador Marcelo Déda (PT) não deve encontrar dificuldade para administrar o Estado pelos próximos quatro anos.

O Partido dos Trabalhadores (PT) tem quatro deputados: Francisco Gualberto, Conceição Vieira, Ana Lúcia e João Daniel, que representam 16,6% da Casa. O Partido Social Cristão (PSC) também elegeu quatro deputados: a presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, Susana Azevedo, Antônio dos Santos e Zeca da Silva, que está licenciado e assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec). Assim, o PSC alcança a marca de 12,5% das bancadas do Legislativo. No lugar de Zeca da Silva, assume o suplente Gilmar Carvalho, que pertence ao Partido da República (PR), com 4% de representação.

A oposição na Assembleia Legislativa é formada por dois partidos: DEM e PP. A maior bancada é a do Democratas, com os deputados estaduais Augusto Bezerra, Arnaldo Bispo e Goretti Reis, que alcançam o percentual de 12,5% da Casa. O Partido Progressista tem o deputado estadual Venâncio Fonseca, com 4% de representatividade.

Os deputados estaduais Adelson Barreto e Maria Mendonça compõem a bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Também contam com dois deputados estaduais o Partido Social Liberal (PSL), com Capitão Samuel e Mundinho da Comase, Partido Democrático Trabalhista (PDT) com Jeferson Andrade e Zé Franco, e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com os deputados Garibalde Mendonça e Zezinho Guimarães. PSB, PSL, PDT e PMDB possuem 8% cada bancada.

Além do PP e do PR, entre os partidos que possuem apenas um deputado estão: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com Luiz Mitidieri, o Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), com Paulinho da Varzinhas, o Partido Verde (PV), com Gustinho Ribeiro, e o Partido Trabalhista Cristão (PTC), com Gilson Andrade. Cada partido possui 4% de representação na Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário