sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI DISTRIBUIR 84 MILHÕES DE CAMISINHAS NO CARNAVAL.

O Ministério da Saúde vai distribuir no carnaval 84 milhões de camisinhas – 26 milhões a mais que em 2010. Segundo o ministro Alexandre Padilha, boa parte dos preservativos foi fabricada em Xapuri, no Acre. Ele disse que o material que será distribuído é cinco vezes mais resistente que as demais camisinhas.

A campanha nacional contra a aids no carnaval foi lançada hoje (25) pelo ministério, no Rio, e tem como foco garotas de 15 a 24 anos, faixa etária em que a incidência da doença tem crescido nos últimos anos.

Três vídeos serão transmitidos pela internet e pela televisão antes, durante e depois do período da folia. Dois deles, divulgados de hoje a 8 de março, são protagonizados por um grupo de meninas que chamam a atenção para o uso da camisinha na relação sexual.

A segunda fase, já depois do carnaval, terá um vídeo veiculado de 9 a 20 de março que incentiva quem fez sexo desprotegido com parceiro fixo ou casual a fazer o teste de aids.

As estimativas apontam que cerca de 630 mil pessoas no país vivem com o vírus HIV, sendo que 255 mil não sabem que têm a doença.

Conforme dados de 2010, divulgados pelo ministério, os casos de aids entre mulheres de 13 a 19 anos superam o de homens. Para cada oito meninos infectados, existem dez meninas. Nas outras faixas etárias, o número de casos entre o sexo masculino é maior do que entre o sexo feminino.

Uma pesquisa de 2008 revelou que as garotas de 15 a 24 anos usam menos camisinha nas relações casuais ou fixas. De acordo com a pesquisa, na última relação sexual com parceiro casual, 76,8% dos rapazes responderam ter usado o preservativo, ante 49,7% das meninas. Em relacionamentos fixos, apenas 25,1% das garotas afirmaram usar a camisinha regularmente, enquanto o percentual é de 36,4% entre os meninos da mesma faixa etária.

Fonte: Agência Brasil (Isabela Vieira/Carolina Pimentel)

Um comentário:

  1. Boa tarde! É sempre bom relembrar as ações do Governo Federal no intuito de conscientizar a população quanto à necessidade do uso do preservativo e disponibilizá-lo gratuitamente. Informação e ação resultam em mais resultados. Deem uma conferida em http://youtu.be/CPpyvMxSX24 onde Dr. Almir Santana fala sobre essas questões. E pra quem vai aproveitar o carnaval aqui no estado, a programação dos munícipios está disponível em http://e-sergipe.com/2011/03/03/no-carnaval-2011-sergipe-inteiro-entra-em-festa/.

    ResponderExcluir