terça-feira, 22 de março de 2011

GOVERNO DO ESTADO CONHECE PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE NOVO ESTÁDIO DE FUTEBOL NA ZONA DE EXPANSÃO.

Na manhã desta terça-feira, 22, o governador Marcelo Déda conheceu o ‘masterplan’ do projeto do novo estádio de futebol com a perspectiva de ser implantado na zona de expansão da capital. A exposição foi realizada por técnicos do escritório de arquitetura e urbanismo Vigliecca & Associados, que expuseram todos os detalhes durante o encontro no Palácio dos Despachos. Também participaram da reunião o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o secretário indicado do Turismo, Elber Batalha Filho e o presidente da Emsetur, José Roberto Lima.

Segundo o governador, esta é a primeira vez que o projeto é mostrado e inclui, além da construção de um estádio de futebol, um centro de convenções, uma vila olímpica e um parque. “Nos foi apresentada a concepção e o conceito do projeto, o chamado ‘masterplan’. Nós discutimos exaustivamente os detalhes desse projeto e, ao mesmo tempo, reexaminamos o projeto de reconstrução do atual estádio Batistão”, afirmou o governador Marcelo Déda. Segundo ele, será realizada uma minuciosa análise de viabilidade que apontará a decisão a ser tomada pelo Governo do Estado entre as duas opções.

Centro de Treinamento

No encontro os técnicos do escritório de arquitetura também apresentaram o projeto de um centro de treinamento, que demanda uma parceria que o Governo do Estado terá de fazer com o hotel Dioro, na Barra dos Coqueiros, com o objetivo de oferecer as condições de hospedagem de uma seleção que venha para a Copa do Mundo de 2014 em Aracaju.

Nesse sentido, o governador determinou a elaboração do projeto executivo do centro de treinamento e solicitou que o secretário de Turismo marcasse, junto com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, uma audiência com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, para reafirmar a candidatura de Aracaju como uma das sub-sedes da Copa do Mundo.

“Nesse encontro, será entregue o projeto arquitetônico do centro de treinamento, além de informar que já fora encomendada a conclusão do projeto executivo. Este é mais um passo dado no sentido de consolidar a nossa candidatura”, justificou Déda.

Já em relação à construção do novo estádio, o governador estabeleceu um prazo de 30 dias para que o escritório fizesse um orçamento preliminar do investimento na zona de expansão, comparando-o com o custo do empreendimento no atual local onde se encontra o Batistão. “Dentro de 30 a 40 dias, iremos a São Paulo para tomarmos conhecimento dos custos envolvidos, o que norteará a nossa decisão”, informou Marcelo Déda.

Segundo ele, a ideia de incluir um centro de convenções necessita de aprovação junto ao Prodetur, e este será mais um pleito levado a Brasília (DF), para buscar apoio do Governo Federal para tentar viabilizá-lo do ponto de vista orçamentário. “Em princípio, nós determinamos que fosse feita uma estimativa de custos dos dois projetos, para que se possa fazer uma conclusão que norteie a nossa decisão”, explicou.

As vantagens, segundo o governador, apresentadas para a construção na zona de expansão seria a incorporação do novo empreendimento à infraestrutura do anel viário do novo aeroporto, integrando-se a essa iniciativa. “No local escolhido haveria espaço para a construção de um centro de convenções que poderia agregar um novo equipamento fundamental para a evolução do turismo de eventos no Estado de Sergipe”, assinalou o governador.

Agora, ainda segundo Déda, os problemas que serão objeto de avaliação posterior, como os investimentos em macro drenagem e terraplanagem na zona de expansão, cujos estudos ainda não foram realizados para a definição de custos, é que definirão a viabilidade do projeto.

“Há possibilidade de se utilizar material do desmanche do Morro do Avião, mas ainda é uma possibilidade que pode ajudar a reduzir custos. Nesse sentido é que solicitamos o mais rápido possível uma avaliação para sustentar essa definição. O que está definido é que não haverá ‘concorrência’ entre o centro de treinamento e o estádio. Os dois projetos serão trabalhados paralelamente”, informou Déda, ao reiterar que é um compromisso deste governo a construção de um novo estádio de futebol, seja na área do atual Batistão, seja na zona de expansão.

“Gostei muito do projeto da zona de expansão por agregar o projeto do centro de convenções; isso fortalece a viabilidade. Mas nós acreditamos que ainda no primeiro semestre essa decisão será tomada”, concluiu o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário