terça-feira, 26 de julho de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ESTÁ ATENTO À QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE.

O Ministério Público de Sergipe, sempre zeloso quanto à garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos, tem atuado energicamente no que se refere à liberdade de locomoção, elencada entre as cláusulas pétreas da Constituição Federal.

A Promotora de Justiça Dra. Berenice Andrade de Melo, da 4ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, requisitou da EMURB – Empresa Municipal de Obras e Urbanização de Aracaju – o projeto de reforma do calçadão da Avenida Beira Mar, entre a ponte que dá acesso à Coroa do Meio e a Avenida Rotary. Após análise pela Divisão de Engenharia do MP, foram constatadas algumas inadequações relativas aos quesitos de acessibilidade. De pronto, Dra. Berenice reuniu-se com gestores e técnicos do órgão municipal objetivando solucionar as pendências. A EMURB se comprometeu a, no prazo de 10 dias úteis, promover os devidos ajustes.

O Ministério Público também vem acompanhando as reformas efetuadas em torno dos Shoppings da capital, a fim de que sejam instalados todos os itens imprescindíveis à plenitude da liberdade de locomoção. Outra decorrência das ações empreendidas por Dra. Berenice Melo foi a instalação de plataformas elevatórias nas empresas de entretenimento infantil e jogos eletrônicos, situadas também nos Shoppings de Aracaju.

Recentemente, na 4ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, houve audiência com representantes do Espaço Emes. A direção reconheceu haver problemas alusivos à acessibilidade naquela casa e solicitou prazo de 60 dias para efetuar as adaptações. “Queremos garantir a segurança e promover a autonomia das pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção”, destacou Dra. Berenice Melo.

Fonte: MP/SE (Herbert Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário