quarta-feira, 23 de março de 2011

JUSTIÇA FEDERAL CONDENA EX-DIRETOR DA ESCOLA AGROTÉCNICA.

Atendendo ao pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal em Sergipe (JF/SE) condenou o ex-diretor da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (EAFSC), José Aelmo Gomes dos Santos. Ele foi considerado culpado pela prática de improbidade administrativa e deverá pagar uma multa de trinta vezes o valor da sua remuneração.

O MPF moveu a ação contra o diretor por ter expulsado 13 alunos da EAFSC, no dia 16 de dezembro de 2007,colocando-os em um ônibus da escola com destino à Aracaju e, em seguida, abandonando-os no Terminal Rodoviário Luiz Garcia, no Centro, por volta da meia noite. Nenhum deles residia em Aracaju e, sem dinheiro nem pertences, passaram a noite na cidade sujeitos à própria sorte. Pela manhã, eles foram até a sede do MPF, onde foram atendidos e relataram os acontecimentos.

O ex-diretor tomou tal decisão, depois de ter havido um incêndio criminoso em um dos cômodos do alojamento da escola. José Aelmo, então, determinou que um grupo de 13 alunos seria expulso, caso o responsável pelo incidente não se apresentasse.

Na sentença, o juiz federal Rafael Soares Souza atenta para o fato de que o diretor não se preocupou em saber se, dentre os alunos expulsos e deixados na rodoviária, havia menores de idade. Além disso, o réu se utilizou do patrimônio público – ônibus e pessoal da EAFSC – para colocar alunos que estavam sob a sua responsabilidade em situação de constrangimento quando havia outros meios legais para a resolução do incidente.

A procuradora da República, Eunice Dantas Carvalho, autora da ação, acredita que “não há dúvidas de que ocorreu uma ação contra o patrimônio público e os alunos vão responder por isso na forma da lei. Mas o diretor jamais poderia ter agido dessa forma, colocando em risco a integridade física dos estudantes, inclusive menores de idade”.

Fonte: MPF/SE

2 comentários:

  1. Mais uma mostra absurda de que nesse país não existe justiça!

    eu sou ex-aluno dessa escola, e sei bem como deve ter acontecido, no mínimo estavam bêbados, destroem o patrimônio publico, e um diretor (que foi meu professor) que ama a instituição toma uma atitude levada pela paixão ao que faz punindo esses marginais, e o que acontece? a justiça mais uma vez da razão a criminosos, pois destruir patrimônio publico é crime!!

    Estou abismado com isso!!

    Não desanime professor, pois quem te conhece sabe que você é um homem de fibra, que não baixa a cabeça frente a esses marginais!!!!

    outros diretores anteriores depenaram a escola, quase a desmontaram com seus roubos e desvios, ai a justiça resolve perseguir quem? quem a reergueu! quem tentou fazer o que é certo, e o que é certo? o certo é tratar marginal, como marginal tem que ser tratado!!!

    foi só um desabafo de um eterno indignado com as injustiças desse país!

    ResponderExcluir
  2. MARGINAL É VC. EU TB SOU ALUNO DA ESCOLA E FUI UMA DOS ALUNOS QUE FOI EXPULSO DA ESCOLA NESSE DIA E NÃO TIVE A MENOR PARTICIPAÇÃO NESSE INCENDIO. CONCORDO COM VC QUANDO VC DIZ Q O DIRETOR AELMO É UMA PESSOA MARAVILHOSA MAS ELE FOI NO MINIMO INCONSEQUENTE EM TER MANDADO NOS ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA PARA ARACAJU NA QUELE DIA.

    ResponderExcluir