quarta-feira, 10 de outubro de 2012

GOVERNO E BNB DEFINEM ESTRATÉGIA PARA APLICAÇÃO APLICAÇÃO DE RECURSOS DO FNE.


A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) participou nesta quarta-feira, 10, de reunião com o Banco do Nordeste (BNB) para definir as estratégias de aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), destinados a Sergipe em 2013. O investimento será de R$ 552 milhões, distribuídos entre os setores de indústria, comércio e serviços, rural, infraestrutura, agricultura familiar, turismo e agroindústria.

Dentro da elaboração da programação anual do FNE, junto com as diretrizes do Ministério da Integração Nacional (MI) e Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a reunião contou com a participação de vários representantes dos governos estaduais, por meio de videoconferência. Na oportunidade, o gestor da Sedetec, Saumíneo Nascimento, juntamente com técnicos, e o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Décio Portela, representaram o Governo de Sergipe.

“O Governo de Sergipe tem realizado um trabalho permanente de atração de investimentos e as nossas perspectivas sinalizam que tenhamos projetos que apliquem os recursos previstos para o FNE em 2013”, informa o secretário Saumíneo Nascimento.

O superintendente do BNB, Antônio César de Santana, ressaltou a importância do alinhamento do FNE com os programas da Política Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (PNDR), Plano Agrícola e Pecuário do Governo Federal, Plano Safra da Agricultura Familiar, além do Ministério da Integração e da Sudene. “Na elaboração desse planejamento e na discussão do orçamento local, é preciso que todos os órgãos busquem otimizar esses recursos. Sugiro ainda que o banco tente estabelecer, junto com a Sudene, uma condição diferenciada para a região semiárida, pois é necessário combater as desigualdades regionais, melhorando a situação daquela região e estimulando o investimento local”, disse.

Décio Portela destacou a importância do Governo de Sergipe no planejamento participativo e orçamentário do FNE. “Como política de Estado, buscaremos uma infraestrutura adequada e ambiente competitivo, para que os investidores venham cada vez mais para Sergipe. Esta é uma preocupação do governador Marcelo Déda e por isso estamos disputando financiamentos para preparação de uma estrutura moderna e captação de mais investimentos”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário