segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SAÚDE LEMBRA DIA NACIONAL DA SÍFILIS COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO.

No Dia Nacional da Sífilis, lembrado no terceiro sábado de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou ações de conscientização da população no último final de semana. As atividades foram desenvolvidas no Mercado Albano Franco e na Orla de Atalaia.

No mercado Albano Franco, a SES, em parceria com a Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS), abordou os comerciantes e os consumidores que foram às compras na manhã do sábado, 21. No local foram distribuídas camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante e material informativo sobre a doença.

“Campanha contra a sífilis! Essa doença passa da mãe para o bebê”, dizia Almir Santana, gerente do programa estadual DST/AIDS ao abordar as pessoas para entregar a camisinha e o material informativo de prevenção e tratamento da Sífilis.

Andreza Lima dos Santos está com cinco meses de gravidez do segundo filho. Antes de ter o primeiro, participou de palestras e realizou o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora. Mesmo já conhecendo os cuidados para o bebê não adquirir a Sífilis Congênita ela parou para escutar as explicações de Almir Santana.

“Meu marido já marcou para fazer os exames. Quando tive o primeiro filho, meu ex-marido também fez os exames. Nós queremos o bem da criança e não queremos que ela adoeça”, disse.    

A comerciante Marina Conceição Ferreira já não vai ter mais filhos, mas vai ser multiplicadora das informações para ajudar a diminuir os casos de Sífilis. “Mesmo casada, a mulher tem que usar camisinha e eu vou passar isso para filhos que são jovens”, disse.
Para o coordenador do programa de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Aracaju, Andrey Lemos, com essa ação o serviço de saúde vai até as pessoas e não espera elas irem até uma UBS. “Nós buscamos esses espaços para levar a população até as unidades de saúde. Ainda tem uma parcela da população que não procura os serviços”, afirmou.

Blitz

Na manhã do domingo, 21, em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes de Aracaju (SMTT) e voluntários, a equipe do programa DST/Aids da SES parou os carros que iam para a praia. O objetivo da blitz era distribuir camisinhas e materiais informativos sobre a Sífilis.

“Essas abordagens são importantes para chamar a atenção da população. Muitas vezes as pessoas não se atentam para o risco que correm com a falta de prevenção. Usar camisinha e fazer o pré-natal são deveres dos pais e direitos da criança que vai nascer”, disse Silvio Santos, secretário estadual de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário