sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MOBILIDADE URBANA: JAIME LERNER FAZ ESTUDOS EM ARACAJU.

A equipe do arquiteto curitibano Jaime Lerner está mais uma vez em Aracaju para análise do esboço geral do projeto de Mobilidade Urbana contratado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Os engenheiros permanecerão na capital sergipana até a manhã deste sábado, 3.

Estão sendo feitos estudos em avenidas onde poderão ser construídos os corredores para a implantação do sistema de transporte público com o BRT [Bus Rapid Transit] e demais vias em que o binário será viável. Nesta etapa, dados levantados pela SMTT e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), juntamente com a previsão de obras habitacionais nas regiões levantadas, são fatores influenciadores para dar o encaminhamento ao projeto. 

Para tanto, o grupo de arquitetos já esteve nas principais ruas do Centro e Siqueira Campos, avenidas de extensão contínua, como as avenidas Augusto Franco, Heráclito Rollemberg Leite, Beira Mar, Barão de Maruim e Hermes Fontes. De acordo com o diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro, com as participações anteriores da equipe associada ao arquiteto Jaime Lerner, a atual visita à cidade possui um cunho mais específico para os trabalhos urbanísticos da cidade.

“Os profissionais realizaram estudos com as vindas anteriores e conseguiram detectar as possíveis vias que podem adquirir a característica de binárias ou ter estrutura para implantar os corredores”, coloca o diretor Navarro.

Atuação

O engenheiro Alan Cannell reforça que a fase atual é de pesquisa de transportes e trânsito “visando esclarecer algumas dúvidas em relação aos próprios projetos existentes na Prefeitura. Existe na cidade de Aracaju, como em outros lugares, a necessidade de promover melhorias operacionais no sistema integrado de ônibus, especificamente. Essas melhorias de prioridade coletiva são um upgrade necessário para o controle e operação do sistema viário com foco operacional em nível de segurança”.

Para o também engenheiro da equipe de Jaime Lerner, André Fialho, as primeiras etapas do trabalho são referentes ao levantamento de informações para preparar e subsidiar as pesquisas. “Aproveitaremos os dados que a Prefeitura já tem, sem eliminar a necessidade de rodar a cidade”, complementa Fialho.

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