sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

FOLHA DE SÃO PAULO: CARAVANAS SÃO ESPERADAS PARA O VELÓRIO DE ZILDA ARNS EM CURITIVA.

Dezenas de caravanas do país todo são esperadas para o velório da médica sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, 75, que será realizado a partir de hoje em Curitiba, no Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná.

Segundo familiares, o corpo de Zilda Arns saiu do Haiti ontem à noite --e chegou a Brasília por volta das 3h30, nesta madrugada. De lá, deve seguir para Curitiba na manhã de hoje, com previsão de chegada à cidade paranaense por volta das 10h. O corpo seguirá direto do aeroporto para o Palácio das Araucárias, onde será realizado o velório.

Zilda morreu na terça-feira, vítima do terremoto que atingiu o Haiti. A médica havia viajado para participar de uma conferência religiosa e compartilhar a experiência da pastoral. Zilda queria implantar a instituição naquele país.

A Pastoral da Criança espera caravanas vindas de todo o país, formadas por líderes da instituição que irão prestar a última homenagem à médica. Zilda Arns morava em Curitiba desde a infância, e é lá que fica a sede nacional da entidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi uma das autoridades que confirmaram presença no velório da médica. Também estarão na cerimônia o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos), dom Geraldo Lyrio Rocha, o cardeal primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo (um dos fundadores da Pastoral Internacional da Criança), e o governador José Serra (PSDB-SP).

Ontem, o senador Flávio Arns (PSDB), que é sobrinho de Zilda e foi ao Haiti para buscar o corpo da tia, relatou à Pastoral da Criança o momento da morte da médica sanitarista.

Segundo nota divulgada pela instituição, Zilda estava em uma igreja, onde havia acabado de fazer uma palestra sobre o trabalho da Pastoral da Criança para cerca de 150 pessoas.

"Ela estava conversando com um sacerdote. De repente, começou o tremor. O padre que estava conversando com ela deu um passo para o lado e a doutora Zilda recuou um passo e foi atingida diretamente na cabeça, quando o teto desabou. Ela morreu na hora", disse o senador, segundo a nota.

De acordo com as informações atribuídas ao senador, Zilda não foi soterrada: o único ferimento em seu corpo era o da cabeça. O sacerdote que conversava com ela sobreviveu. Já os outros 15 que estavam próximos morreram, diz a nota.

Enterro

Zilda Arns deve ser enterrada na tarde de amanhã no Cemitério Água Verde, em Curitiba, onde estão os corpos de seu marido e de dois de seus filhos. A cerimônia acontecerá após a celebração, também no Palácio das Araucárias, de uma missa, marcada para as 14h.

A Pastoral da Criança pediu ontem que, em vez de coroas de flores, quem quiser homenagear a médica faça uma doação para a instituição.

Atualmente, Zilda trabalhava como coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, que também ajudou a fundar, em 2004, e da Pastoral Internacional da Criança, que difundia o modelo da instituição brasileira por outros países. A Pastoral da Criança atuava em 20 países, além do Brasil.

Matéria da Folha de São Paulo por Estelita Hass Carazzai

Nenhum comentário:

Postar um comentário