quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

FORÇA-TAREFA VISITA BAIRROS COM MAIOR INFESTAÇÃO.

Após a semana dedicada ao primeiro Levantamento de Índice Rápido (Lira) de 2010, a força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura de Aracaju retomou suas atividades nesta quarta-feira, 13. O trabalho, que se baseia nos resultados do último Lira, será direcionado aos bairros 18 do Forte e Cidade Nova, que apresentaram índice de infestação 3,4, considerado alto.

De acordo com o supervisor geral de combate à dengue do 3º Distrito, Paulo Conceição, um trabalho rotineiro de limpeza de terrenos é realizado no 18 do Forte e Cidade Nova, mas ainda assim o índice não tem apresentado redução. Segundo ele, uma das principais razões para o alto índice nesses dois bairros é que ambos estão situados em regiões altas, o que dificulta o abastecimento de água e obriga os moradores a utilizar baldes e outros reservatórios para armazenar água.

"Fazemos constantemente a chamada batida de foco, que corresponde ao monitoramento dos quarteirões que apresentaram maior concentração de focos de dengue, segundo indicação do Lira. Mesmo assim, essas áreas são reincidentes porque os moradores dessas regiões acabam não cooperando, pois é justamente dentro de casa, nos tanques, lavanderias, pneus e outros pequenos objetos que o mosquito vem se desenvolvendo", alerta o supervisor.

Paulo Conceição recomenda que todos adotem medidas simples, sobretudo nos quintais, para que o índice de infestação possa ser reduzido. "As paredes das lavanderias e os grandes reservatórios de água devem ser lavados semanalmente com uma pequena escova, o que impede que as larvas do mosquito se desenvolvam. Os pneus devem ser guardados em locais abrigados da chuva para que não acumulem água. Os ralos e pequenos reservatório de água, como cacos de planta e calhas d'água, devem ser limpos sempre", ensina o supervisor.

Programação

As atividades da força-tarefa nesta quarta e quinta-feira acontecem no 18 do Forte. Na ação vão trabalhar 10 agentes de endemias e aproximadamente 15 homens da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). As equipes vão se concentrar em frente ao Quartel do 28º BC. A meta é visitar em cada um dos dois dias cerca de 300 imóveis, entre residências e terrenos baldios.

Na sexta-feira e no sábado, dias 14 e 15, os trabalhos da força-tarefa se deslocarão para o bairro Cidade Nova. Na área, vai atuar o mesmo quantitativo de trabalhadores. Já no sábado, ponto alto da ação, irão trabalhar cerca de 30 agentes de endemias e 15 homens da Emsurb. A meta é visitar de aproximadamente 750 imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário