terça-feira, 26 de janeiro de 2010

GOVERNADOR MARCELO DÉDA RECEBE MISSÃO DO BID E MINISTÉRIO DO TURISMO PARA AVALIAR PRODETUR.

Para aumentar os investimentos no turismo em Sergipe, o Governo de Estado vem trabalhando para a liberação de recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Depois de entregar a carta-consulta ao Ministério do Turismo, o governador Marcelo Déda se reuniu nesta terça-feira, 26, com membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério para discutir os recursos do programa. O encontro aconteceu no Palácio dos Despachos.

“O Prodetur é um programa de apoio à infraestrutura turística. Portanto, o que estamos discutindo é a prioridade de investimentos que teremos”, informou Marcelo Déda. Segundo o governador, uma parcela da verba será destinada para a infraetrutura turística. “Uma parte será investida em obras que vão viabilizar o acesso a destinos turísticos ou mesmo à construção de equipamentos turísticos em nosso estado”, explicou.

Dos 100 milhões de dólares solicitados por Sergipe, que poderão ser usados ao longo de cinco anos a partir da assinatura do convênio, uma parcela será aplicada na divulgação do estado. “Uma parte dos recursos vai para a divulgação para que o Governo tenha condições de divulgar o destino Sergipe em todo o país e também no exterior. Outra parcela será destinada para o desenvolvimento institucional e qualificação de mão-de-obra. Precisamos ter em Sergipe pessoas preparadas para atender bem o turista”, salientou Déda.

Do montante de recursos, 60% serão provenientes do BID, 36% do Governo Federal e 4% do Governo do Estado. O diretor de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Edimar Gomes da Silva, informou que, mesmo antes de assinar o convênio, o Ministério já liberou alguns recursos. “Uma parte proveniente do Ministério do Turismo já foi disponibilizada para o estado de Sergipe. Para este ano, já estamos discutindo os valores”, disse o diretor, ao ressaltar que a vinda da missão para Sergipe é o primeiro passo para a assinatura do convênio.

Os recursos do Prodetur vão complementar ações que já estão sendo implementadas pelo Estado. “Sergipe não ficou esperando sair o Prodetur. Fizemos a nossa parte. Prova disto é a Rota do Serão, a construção da Ponte Joel Silveira e da ponte que liga Estância a Indiaroba, além de uma série de outros investimentos. Isso está criando condições para que Sergipe possa receber o turista e para que ele não fique só em Aracaju, mas que ele conheça outras belezas que o nosso estado reserva”.

Os técnicos do BID e do Ministério chegaram nesta segunda-feira, 25. No primeiro dia, se reuniram com membros do Governo e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). Na tarde desta terça eles continuarão a visita técnica, que termina nesta quarta, 27, quando os técnicos deixarão uma agenda de compromissos que deverá ser atendida até a vinda da nova missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário