sábado, 16 de janeiro de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU LANÇA PROGRAMAÇÃO DO PROJETO VERÃO.

Aracaju vai ferver com a programação do Projeto Verão 2010, que acontece entre os dias 30 de janeiro a 7 de fevereiro na Orla de Atalaia. Toda a estrutura e as atrações do evento foram anunciados na manhã desta sexta-feira, dia 15, no auditório do Centro Administrativo, pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

A festa é gratuita e oferece shows de artistas como Fernanda Takai, Elza Soares, Jorge Ben Jor e Paralamas do Sucesso, entre outros. O Projeto Verão também ajuda a incentivar o turismo local. "O projeto facilita o turismo e gera emprego e renda, pois acontece em um período de férias, momento em que a cidade recebe um fluxo maior de pessoas", observa o prefeito.

Na programação haverá shows de artistas sergipanos e de grandes nomes do pop nacional, atividades esportivas, culturais e recreativas. "O Projeto Verão terá a apresentação de 25 bandas sergipanas e sete grandes nomes da música nacional", anunciou Edvaldo Nogueira.

O prefeito lembrou ainda que o município e o estado sempre privilegiam os artistas locais. "Estou comentando isso em resposta a equívocos divulgados de que os eventos da Prefeitura de Aracaju são na grande maioria com pessoas de fora. Obviamente que o mercado musical tem regras, leis e objetividade. Então, os artistas de renome nacional têm cachê mais caro, o que é natural e não tem problema nisso. Diferente de alguns eu acredito que a presença dos artistas nacionais ajuda a divulgar o trabalho dos artistas locais", justificou ele.

Para Edvaldo Nogueira, a cultura sergipana e os nomes da cena local nunca foram tão valorizados como nos últimos nove anos. "A Prefeitura tem trabalhado de forma efetiva para privilegiar, projetar e fazer avançar a cultura local. Cito a Orquestra Sanfônica, que está tocando em todos os eventos do Brasil, inclusive semana passada participou do programa global Altas Horas. Ela já sobrevive as custas de seu próprio trabalho", comentou.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, adianta que o clima na cidade é de contagem regressiva para o início do Projeto Verão. "A parte estrutural está encaminhada e a expectativa é grande para que mais uma vez a festa seja sucesso entre aracajuanos e turistas", ressaltou.

Esse ano o projeto terá dois palcos na área principal e um palco alternativo. "Assim que acaba uma banda, já inicia a outra, o público não precisará esperar muito o inicio de casa show", avisa Waldoilson Leite. Samu 192, Guarda Municipal, Polícia Miliar, Defesa Civil, assim como vários órgãos, estarão trabalhando conjuntamente durante o evento para garantir a segurança e o bem-estar do público.

Competições esportivas

A praia vai virar uma arena de atividades esportivas. Nos dias 30 e 31 de janeiro, e 5, 6 e 7 de fevereiro haverá competições de handebol de areia, beach soccer, futebol, kart, tunning, patinação, corrida noturna, futebol americano, jiu jitsu, basquete de rua, entre outras atividades.

Atividades recreativas

Os projetos sociais da Prefeitura de Aracaju também estarão envolvidos na programação do Projeto Verão nos dias 1º, 3 e 5 de fevereiro. Crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) terão a oportunidade de participar de mini futebol, parede de escalada, cabo de guerra, queimado, cama elástica, amarelinha, entre outras atividades recreativas.

Inclusão social

Esse ano a programação do Projeto Verão terá a participação das pessoas com deficiência e ainda um camarote da acessibilidade para permitir que cadeirantes assistam aos shows numa condição segura e confortável. "A cada ano que passa fazemos a inclusão social para que todos possam exercer plenamente a sua cidadania", avaliou o prefeito.

Nos dias 2 e 3 de fevereiro uma vasta programação estará disponível nas areias da praia de Atalaia: tchoukball (workshop), queimado, mini futebol de praia, cabo de guerra, jogos e brincadeiras, dama gigante, parede de escalada, bambolê, tamanco chinês, dominó, xadrez.

Mudanças

A Tenda Mix e a Tenda Cultural não estarão na programação da nova edição do Projeto Verão e serão substituídos pelo Palco Alternativo. "Observamos que as atividades oferecidas nas tendas estavam em declínio, não porque não são importantes, mas porque algumas atividades não devem acontecer na praia. Optamos por fazer um Palco Alternativo onde teremos apresentações musicais de bandas e Djs", anunciou Edvaldo Nogueira.

Novidade

Uma das grandes novidades da programação 2010 é o lançamento do primeiro hotsite do Projeto Verão. Nele o internauta encontrará matérias sobre saúde, comportamento, arte e cultura, artigos com especialistas das mais diversas áreas, receitas, dicas de livros, filmes e CDs. Além disso, o usuário terá à disposição diversos mecanismos de interatividade, como as seções Desafio de Verão e Sonho de Verão, que contarão com sorteios de brindes. O endereço é www.projetoverao2010.com.br.

Bandas

Quem compareceu ao anuncio da programação do Projeto Verão foi um dos vocalistas da banda Naurêa, Márcio de Dona litinha. "A Naurêa se sente prestigiada em participar do evento, que possibilita o contato com produtores e outros artistas que vão conhecendo nosso trabalho. Ano passado o pesquisador cultural Charles Cavan nos procurou e tivemos uma conversa boa, inclusive ficou com um material nosso. Essas oportunidades vão abrindo portas", afirma o artista.

No palco do Projeto Verão, o público cativo da Naurêa vai conhecer o novo show da turnê 2010. "Vamos tocar o cd Babelesco, que foi inspirado na Copa de 2006, que aconteceu na Alemanha e tocamos por lá. A Copa do Mundo é uma grande Torre Babel, pois reúne pessoas do mundo. E apresentaremos uma novidade que estamos implantando no nosso som, a introdução de nuances eletrônicas", avisa Márcio.

Em 2010 a banda Naurêa sai em turnê no sudeste do Brasil e retorna aos palcos europeus. "Ano passado tocamos em quatro países europeus e esse ano a vamos a oito. Então, tocar no Projeto Verão é uma forma de premiar esse trabalho que a gente vem fazendo de formiguinha", comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário