segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MARINETE DO FORRÓ VOLTA A CIRCULAR EM ARACAJU.

A Marinete do Forró voltou a circular na cidade, levando turistas que aproveitam as férias de Verão em Aracaju para conhecer os principais pontos da capital brasileira da qualidade de vida. Os passeios gratuitos, organizados pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com a empresa de transporte Progresso, vão até 7 de fevereiro.

"A Marinete do Forró circula tradicionalmente durante os festejos juninos. Este ano decidimos inovar e colocá-la para circular também durante o Verão", afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite. "A cidade está cheia de turistas e o passeio é um atrativo a mais. Aracaju é uma das poucas cidades do país que oferece um city tour gratuito. É uma forma de divulgar nossas tradições, nossas belezas e os próximos eventos do verão", completa.

A turista Edite Bongiovani, de São Paulo, está na cidade desde o último sábado com o marido, a irmã e o cunhado. Ela conta que todos aprovaram a idéia. "Temos viajado por várias cidades e vimos projetos semelhantes, mas geralmente não são gratuitos. Isso é muito bom porque muita gente não tem condições de pegar taxi para conhecer a cidade e a maioria não está familiarizada com as linhas de ônibus", opina Edite.

Percurso

A Marinete, que tem capacidade para 40 pessoas, circulará de quinta-feira a domingo. O ônibus sai às 14 horas do Hotel da Costa, passando pelos hotéis da Orla e seguindo com paradas no Mirante da Praia 13 de Julho, na área dos mercados municipais, Orlinha do Bairro Industrial, Colina do Santo Antônio e no Centro de Atendimento ao Turista da Praça Olímpio Campos. Depois, retorna à Orla de Atalaia, com última parada na Feira de Sergipe. Todo o percurso conta com um guia turístico, que apresenta a cidade e tira dúvidas dos turistas.

Para Fernando de Assis Bento, também de São Paulo, o passeio foi uma boa surpresa. "Não era algo que eu esperava. Quando a Marinete passou em frente ao nosso hotel e a guia nos apresentou o projeto. Logo nos interessamos", contou. "Achei bastante legal a idéia. É mais um diferencial de Aracaju, que temos adorado conhecer", pontua Fernado, que viaja acompanhado da esposa e do filho.

Diferenciais

"O objetivo é apresentar ao turista um city tour diferenciado e charmoso, com a presença de um trio pé-de-serra", diz a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra. "A iniciativa também gera emprego e renda, pois os turistas adquirem produtos regionais. Durante o percurso, divulgamos o Projeto Verão, o aniversário da cidade e o Forró Caju, o que faz com que muitos deles voltem nessas datas", completa.

Durante as paradas, os visitantes têm a posssibilidade de conhecer de perto os pontos turísticos e comprar produtos típicos de nossa região. "Já compramos diversas lembracinhas no Mirante da 13 de Julho, vamos comprar agora aqui no mercado e ainda na Praça Olímpio Campos", disse Edite Bongiovani enquanto olhava as barracas de artesanato do Mercado Thales Ferraz.

Atrações

Esta semana, o Trio Pé Quente será responsável pela animação, na semana seguinte, o Trio Vassoural, e por fim, Robertinho dos Oito Baixos. "O trio pé-de-serra também é um diferencial muito interessante do tour. As pessoas acompanham o trio cantando as músicas que conhecem, batem palmas e até dançam. Estamos super felizes", contou Edite.

Um comentário: