sábado, 9 de janeiro de 2010

MÚSICA E MUITA ANIMAÇÃO MARCAM MARCAM A ABERTURA DO VERÃO SERGIPE NA CIDADE DE LARANJEIRAS.

O evento contou com um grande público

A cantora Vanessa da Mata abrilhantou a primeira noite

A Banda Olodum agitou a platéia

A maior festa do verão sergipano já começou. Durante toda a noite desta sexta, 8, o Verão Sergipe 2010 transformou o município de Laranjeiras no centro cultural do estado. Em sua terceira edição, o evento aportou pela primeira vez no município como parte do Encontro Cultural de Laranjeiras. Integrando grande infraestrutura de shows musicais com as tradicionais manifestações folclóricas do local, a festa movimentou milhares de sergipanos e turistas. Neste sábado, 9, a animação continua em Laranjeiras com a dupla Antônio Rogério e Chico Queiroga e a atração nacional Lenine.

O governador em exercício, Belivaldo Chagas, prestigiou a abertura do Verão Sergipe 2010 e exaltou a festa como um exercício de mobilização e descentralização cultural organizada pelo Governo de Sergipe. “Por muitos anos os grandes eventos culturais sempre se concentraram na capital Aracaju. A partir do governo de Marcelo Déda, tudo passou a acontecer de forma diferente. E a criação do Verão Sergipe corresponde ao maior exemplo disso. Essa edição de Laranjeiras, que com certeza será um sucesso, é uma amostra do esforço que o Governo do Estado promove não apenas para disseminar o potencial cultural do estado, mas também para desenvolver ainda mais o nosso turismo”, disse.

Belivaldo Chagas também destacou o respeito dispensado aos artistas sergipanos que integram a programação musical do evento. “Neste governo, o artista local tem tido a importância que realmente deve ter. Como bem ressaltou Amorosa no meio de seu show, o artista que aqui se apresenta já sai com seu pagamento, sem precisar passar até 5 meses para recebê-lo como acontecia no passado. Isso significa que o Governo preza pelo respeito aos seus artistas e trabalha com apego à transparência”, assinalou.

Já a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destacou o ineditismo da realização do evento na cidade e a diversidade que caracteriza a programação. “Nossa idéia foi reunir tudo em um mesmo lugar e fazer de Laranjeiras um grande espaço de diversidade cultural, com ritos folclóricos e atrações musicais nacionais e locais. E além da novidade de ser a primeira vez da festa no município, também estreamos aqui a arena multicultural, uma iniciativa resultante de um edital de seleção que faz com que os artista sergipanos componham a maior parte da programação da festa. Neste fim de semana, Laranjeiras será a capital sergipana da cultura”, salientou.

Público

A satisfação era predominante entre os que compareceram ao primeiro dia da festa. Suelen Maia, que diz não perder nenhuma edição do Verão Sergipe, veio de Aracaju e adorou a primeira edição de Laranjeiras. “Já tinha vindo à cidade para outras festas, mas nenhuma se compara a esta. Realmente está tudo muito bonito e organizado”.

O turista João Gonçalvez, que veio de Recife passar 10 dias em Aracaju, foi outro que ficou entusiasmado com a realização. “Assim que cheguei aqui, fiquei impressionado com a organização, principalmente por ser uma festa aberta. Vim atraído pelo show de Vanessa da Mata, mas amanhã estarei aqui de novo e no próximo final de semana, na Atalaia Nova, também vou marcar presença”.

Shows

A abertura da primeira noite do Verão Sergipe no palco principal coube ao regionalismo de Amorosa, um dos principais expoentes do cancioneiro local. Com um repertório formado de canções que exaltam a memória e a força cultural do estado, a cantora sergipana também compartilhou com o público a comemoração pelos 25 anos de sua carreira.

Em seguida, a estrela nacional Vanessa da Mata levou milhares de pessoas a cantarem seus diversos sucessos a uma só voz. Situada entre os artistas nacionais com carreira consolidada também internacionalmente, a cantora matogrossense confirmou seu prestígio com o público sergipano realizando uma das apresentações com maior participação da platéia em todas as edições do Verão Sergipe. A programação da sexta no palco principal foi encerrada pelo axé do grupo Olodum, que não deixou por menos e empolgou milhares de pessoas com canções consagradas ao longo de suas três décadas de trajetória.

Arena multicultural

A maior inovação na programação do Verão Sergipe foi a montagem de uma Arena Multicultural exclusiva para artistas sergipanos, reflexo da política de valorização que o Estado dispensa a todos que têm a Arte como ofício. Viabilizada por meio de um edital seletivo inédito no estado, a iniciativa atende às reivindicações da classe artística para que as atrações sergipanas do Verão Sergipe fossem escolhidas de forma democrática.

Em Laranjeiras, as apresentações das atrações ‘A Banda dos Corações Partidos’, e ‘The Baggios’ estrearam o espaço na programação do Verão Sergipe. A primeira, surgida em 2006, apresentou um repertório sustentado em desenhos nostálgicos de bossa-nova, bolero e samba. Já a The Baggios, que vem se destacando como uma das principais revelações sergipanas, agitou a platéia com seu som repleto de blues, rock sessentista e garage rock.

Diversão com tranquilidade

Para garantir que os milhares de sergipanos e turistas apreciassem a festa com tranquilidade, o Governo de Sergipe organizou uma estrutura dotada de todos os aparatos necessários de segurança policial, atendimento médico e escoamento de pessoas em situações de emergência.

Toda a área do evento foi cercada para o controle do acesso. Saídas de emergência foram colocadas em lugares estratégicos e fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros, presente com mais de 20 homens e reforçado com carro especial para o atendimento a acidentes. Tambem integram a estrutura uma equipe de quatro motossocorristas de prontidão prontos para fazer primeiros socorros, atender a qualquer principio de incêndio e realizar rápida evacuação.

Reforço turístico

A mobilização de milhares de pessoas pelas ruas de Laranjeiras fez com que, já em seu primeiro dia, o Verão Sergipe começasse a cumprir um de seus objetivos fundamentais: a intensificação do valor turístico dos locais que o abrigam. Repleta de monumentos e logradouros de inestimável valor histórico, o município foi convertido na força central do turismo sergipano durante o fim de semana.

Além disso, Laranjeiras também abrigou debates sobre a realidade do patrimônio cultural no estado. Na manhã da última quinta, 7, foi iniciado o simpósio ‘Patrimônio cultural: Pilar do desenvolvimento’, evento também inserido no encontro cultural da cidade e realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Prefeitura de Laranjeiras e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário