quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

JORNAL DA CIDADE: CIOSP ADMITE FALHA NO CASO DO EMPRESÁRIO.

O erro de uma funcionária do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pode ter sido um dos fatores que resultou no latrocínio que teve como vítima, o empresário Eraldo de Jesus dos Santos, 40 anos, ocorrido na segunda-feira, no Centro de Aracaju. “Houve uma falha do Ciosp e a pessoa que atendeu à ligação vai ser penalizada. Estamos encaminhando a SSP o pedido de desligamento dessa pessoa”, disse o coordenador do centro, coronel Salvador Braulino Sobrinho, que completou: “aqui é que nem médico. Se você errar, você morre”. Segundo ele, a atendente tinha que ter enviado uma viatura para o local- Rua Simão Dias – mas não o fez e escreveu no relatório: “solicitante sem informações para ocorrência” e encerrou o assunto. A ligação de Eraldo para o Ciosp durou três minutos – das 07h05:58s às 07h07:55s. Por volta das 11h30 ele foi assassinado.

Mesmo com a alegação de que não tinha muitas informações para a ocorrência, como, por exemplo, placa da moto, tipo de roupa que as pessoas estavam utilizando e o que elas estavam fazendo no momento, a viatura teria que ser deslocada. Durante toda a gravação, Eraldo diz que estava no interior do depósito, insistia que se sentia ameaçado com os homens na moto parados em frente ao seu estabelecimento, pois suspeitava que seria assaltado. Eraldo não conseguiu convencer a atendente.

A orientação dada aos 16 atendentes, por turno, que trabalham no Ciosp, é que em casos de crimes contra a vida deve ser acionado o alerta vermelho. E esse caso se encaixa com o pedido de socorro feito por Eraldo de Jesus dos Santos. “Esse alerta vermelho fica travado na tela do computador e só é destravado quando uma viatura é enviada para o local onde está ocorrendo o fato”, explicou coronel Sobrinho. “Até mesmo quando suspeitamos ser um trote uma viatura deve ser enviada, porque do local onde os policiais estavam até o destino, eles já estarão fazendo policiamento ostensivo”, completou.

Capacitação

O episódio da segunda-feira vai servir como um estudo de caso para que o Ciosp analise suas próprias falhas. Toda semana existe um trabalho chamado capacitação continuada, onde são analisadas as gravações e as falhas são corrigidas para que não se repitam.

Hoje, o Ciosp monitora 100 viaturas policiais na capital e região metropolitana e estuda uma maneira de reduzir o tempo de resposta para a população. A Polícia Militar demora, em média, 23 minutos para atender uma ocorrência, “mas nossa meta é cair para 10 minutos”, disse Sobrinho.

Num enorme mapa, o Ciosp acompanha o movimento das viaturas, sabe em que bairro elas estão e a orientação dada é que os policiais não saiam da área que foram dar cobertura, salvo em casos excepcionais. “Se uma viatura estiver numa perseguição, por exemplo, é natural que saiam da área”, explicou o coronel.

Estado pode ser processado

A família do empresário Eraldo de Jesus Santos não sabe ainda se vai processar o governo do Estado pela falha ocorrida no atendimento do Ciosp e que resultou em latrocínio. “Não pensamos nisso ainda. Quero é que a polícia prenda quem fez isso com meu irmão e que a Justiça não os solte. Porque aqui, a polícia prende e a Justiça solta”, desabafou Messias de Jesus Santos, irmão de Eraldo. A esposa da vítima, Marizete da Silva Santos, disse que uma decisão deste tipo – processar o Estado – vai ser tomada em família.

Ontem, o corpo de Eraldo foi sepultado no cemitério em Moita Bonita, a 64 quilômetros de Aracaju. A viúva está inconsolável e disse que o seu marido ligou para a polícia pedindo apoio e não foi atendido. “Ele ligou dizendo que tinha ladrão rondando o depósito de bebidas dele e ninguém se interessou”, desabafou Marizete.

Com a falta de segurança e mesmo com os homens em uma motocicleta em frente ao estabelecimento, Eraldo de Jesus deixou o trabalho, atravessou a rua e o assalto foi anunciado. O comerciante estava com cerca de R$ 80 mil adquiridos com as vendas do Pré-Caju, e reagiu ao assalto. Eraldo dos Santos foi morto com um tiro na cabeça em frente ao depósito e a sua residência, localizada na mesma rua.

“A polícia falhou. Se não demorassem tanto a agir isso não teria acontecido”, lamentou a esposa do comerciante, Marizete da Silva Santos. Além dela, Eraldo deixou uma filha de quatro anos de idade. A esposa acredita que o crime foi motivado pelo movimento no depósito de bebidas na manhã de ontem. “Ele abasteceu muitos comerciantes no Pré-Caju e hoje (ontem) era dia de o pessoal prestar conta com ele. Então tinha muito entra-e-sai e movimento de dinheiro. O que
acabou chamando a atenção”, disse.

Matéria do Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário