domingo, 10 de janeiro de 2010

SEGUNDA NOITE DO VERÃO SERGIPE EM LARANJEIRAS ATRAI MILHARES DE PESSOAS.

O público compareceu em massa a segunda noite do Verão Sergipe em Laranjeiras

O cantor Lenine foi uma das atrações da segunda noite

O cantor, compositor, arranjador e músico pernambucano Lenine, subiu ao palco do Verão Sergipe, neste sábado, 9, e empolgou milhares de pessoas que aguardavam ansiosos por suas canções. Encerrando a etapa Laranjeiras do evento, ele apresentou ao público composições que marcaram seu repertório e o projetaram nacionalmente, além de seus trabalhos mais recentes.

Em sua primeira participação no evento, Lenine afirma que a depender de sua vontade “participará todos os anos”. Com um som que agrega diversas manifestações musicais brasileiras e premiado com o Grammy Latino em 2006, o artista explica a importância de eventos como Verão Sergipe. “A cultura é a melhor moeda desse mundo. Esse Encontro almeja a diversidade cultural. Sinto-me muito honrado em participar desse evento, pois me sinto em casa. Laranjeiras é um exemplo de uma cidade que celebra a expressão cultural em suas variadas formas”.

Na platéia, o estudante Erick Dantas cantava entusiasmado. “Vim de Aracaju e estou muito satisfeito com o que encontrei em Laranjeiras. É disso que precisamos. De um espaço que reúna grandes músicos de várias vertentes. O Encontro Cultural de Laranjeiras e o Verão Sergipe vão virar um roteiro fixo e trarei mais amigos nos próximos anos”, comentou.

O cantor reforçou a importância de se investir em cultura e ressaltou a iniciativa do Governo do Estado, que realiza o Verão sergipe de forma gratuita para o público. “Se alguém subsidia a cultura, ela tem que ser dada, tem que ser de graça para a população, e eu acho essa iniciativa muito válida nesse sentido. É a primeira vez que venho a Laranjeiras, mas o eu desejo é retornar mais vezes”, relatou.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o talento de Lenine dispensa maiores apresentações. "Ele não é apenas um músico, mas também um pesquisador da música. Hoje representa a música brasileira internacionalmente com as pesquisas que faz dos ritmos pernambucanos. É um artista universal e, pela primeira vez, está aqui em Laranjeiras. Ele ficou encantado com a proposta do Verão Sergipe e da história de Laranjeiras", disse.

Lenine foi para o Rio de Janeiro no final dos anos 70, pois naquela época havia pouco espaço ou recursos para música em Recife. Morou com alguns amigos compositores. Teve seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música sua. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros.

Trabalhou em televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles, fez a direção musical de 'Caramuru, a Invenção do Brasil', que depois de minissérie virou um longa-metragem. Participou também da direção do musical de 'Cambaio', musical de João Falcão e Adriana Falcão baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário