quarta-feira, 21 de julho de 2010

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS É DISCUTIDO NO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL.

Em razão do significativo número de óbitos registrados em unidades hospitalares da Capital Sergipana, ficou constatada, durante Audiência Pública, no dia 22 de junho de 2010, no Ministério Público de Sergipe, a real necessidade da criação de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT.

A Promotora de Justiça da Promotoria dos Direitos à Saúde, Dra. Alessandra Pedral de Santana, a fim de dar continuidade a matéria em questão, realizou, no último dia 20, nova Audiência com entidades responsáveis pela temática.

Durante a Audiência ficou registrado que o Hospital do Coração, Hospital São José e Santa Izabel não possuem a referida Comissão em funcionamento. O Hospital Universitário, Renascença, São Lucas e Cirurgia, embora obrigados a criar e manter a CIHDOTT, na forma da Portaria 2600/09, não a mantêm em efetivo funcionamento.

O representante do Hospital do Coração informou que existe no quadro de funcionários, uma equipe capacitada para realização de transplantes cardíacos, aguardando a finalização do processo de habilitação do referido Hospital junto ao Ministério da Saúde.

O representante do Hospital Cirurgia expôs seu interesse em reabilitar o serviço de transplantes cardíaco e renal. Informou que está pendente o Alvará da Vigilância Sanitária, devido à necessidade de alguns ajustes nas instalações e equipamentos.

Diante do exposto, a Promotoria recomendou às unidades hospitalares presentes a instituição da CIHDOOT e a reativação das Comissões que já foram criadas formalmente. O Conselho regional de Medicina – CRM deverá estabelecer rotinas e protocolos de integração para as aludidas Comissões.

Além disso, no prazo de 15 (quinze) dias, a Secretaria de Estado da Saúde – SES deverá prestar as informações sobre a existência e utilização de aparelhagem fundamental para avaliar, em leito, o fluxo cerebral dos pacientes potencialmente doadores de órgãos.

Fonte: MP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário