terça-feira, 27 de julho de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA 26 NOVOS ÔNIBUS À POPULAÇÃO.

Foto: Lízia Martins

A população de Aracaju agora conta com mais 26 ônibus novos que irão integrar o sistema público integrado de transporte coletivo da capital e região metropolitana. Os veículos foram entregues na manhã desta terça-feira, dia 27, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em frente ao Palácio Ignácio Barbosa, na praça Olímpio Campos.

A medida faz parte do processo de renovação da frota iniciado no ano passado, em parceria com os empresários do setor, que culminou na melhoria significativa do serviço ofertado aos passageiros, que agora têm mais conforto e segurança. A renovação já alcança mais de 20% da frota da cidade, que atualmente tem aproximadamente 500 veículos. Somente em 2009, foram entregues mais 100 veículosnovos para o transporte de milhares de cidadãos.

Os ônibus entregues à população nesta terça são das empresas Viação São Cristóvão (VSC) e Viação Cidade de Aracaju (VCA). Todos estão equipados com câmeras de segurança, GPS, elevador para cadeirantes, três portas e assentos preferenciais e especiais. Cada um representa um investimento de cerca de R$ 250 mil.

Durante a cerimônia, o prefeito Edvaldo Nogueira exaltou a importância da intensificação de políticas que visam à melhoria da mobilidade urbana em Aracaju. "Governar é atender aos interesses da sociedade. É governar para todos, mas olhando principalmente para aqueles que mais precisam, pois sabemos que são eles os mais necessitados do transporte público", afirmou o prefeito.

Conjuntura
Para Edvaldo, o momento atual de desenvolvimento econômico protagonizado pelo Brasil tem reflexos positivos em Sergipe e, consequentemente, em Aracaju, contribuindo para o progresso em vários setores.

"Temos crescido a uma média de 7% ao ano. Não é à toa que conseguimos alavancar uma quantidade de obras jamais vista na cidade, principalmente nas regiões mais carentes. Por isso, ostentamos o título de cidade brasileira da qualidade de vida", disse Edvaldo, ao enfatizar que sua meta é renovar 100% da frota do sistema de transporte coletivo antes de terminar seu mandato de prefeito.

Acessibilidade

Desde a primeira ação do processo de renovação da frota realizada em sua gestão, a partir de 2006, o prefeito Edvaldo Nogueira sempre fez questão de ressaltar a criação de instrumentos capazes de garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. A inovação representa um ganho significativo para a população com dificuldade de locomoção.

Todos os novos ônibus são dotados de equipamentos de acessibilidade (inclusive elevador para cadeirantes), aparelhos de GPS e cadeiras dianteiras amarelas, destinadas a gestantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção. Durante a solenidade de entrega dos veículos, o prefeito conferiu os ônibus por dentro e fez uma breve demonstração do funcionamento dos elevadores.

Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Everton de Jesus Vieira, a preocupação da PMA com a real necessidade de locomoção dos cadeirantes reflete o reconhecimento da necessidade de inclusão social. "Equipar o transporte para os portadores de necessidades especiais é oferecer qualidade de vida às pessoas para que elas possam sair tranquilamente de casa, sem passar por tantos transtornos", afirmou Everton.

Paixão por ônibus

Durante a cerimônia, um grupo em especial marcou presença na praça Olímpio Campos: o Clube dos Fanáticos por Ônibus de Sergipe. Formado por sete membros, o clube se reúne e coleta todos os materiais possíveis sobre ônibus. Munidos de um rico acervo com 3.500 fotos de diversos tipos de ônibus, os estudantes José Franca Santana e Luan Felipe Santos fazem questão de comparecer a cada evento relativo ao tema.

"Nós somos declaradamente apaixonados por ônibus e colecionamos materiais por hobbie. Eu acho que essa paixão já nasce com a pessoa. Temos fotos que vão desde o primeiro padrão de sistema integrado até os carros mais modernos. Por isso, sempre presenciamos eventos como esse, e a PMA está de parabéns pela iniciativa inédita de renovar a frota", afirmou José Franca, enquanto mostrava orgulhoso a coleção do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário