quarta-feira, 21 de julho de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU REFORÇA LIMPEZA DE CANAIS DA CIDADE.

Os 48 canais que cortam Aracaju estão sujeitos a transbordar com a ocorrência das chuvas, comuns nessa época do ano. Outro fator relacionado ao transbordamento dos canais na cidade é a elevação do nível da maré. Com isso, os dejetos existentes caem nas ruas, trazendo problemas à população e aos órgãos públicos responsáveis pela limpeza urbana.

Para evitar os transtornos causados pelo lixo existente nos canais, resultado da irresponsabilidade de quem insiste em despejá-lo em locais impróprios, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza com frequência a limpeza dessas valas. O processo pode ser realizado de três formas: limpeza mecanizada, limpeza através do método de barragem e a manual.

"No tipo de limpeza mecanizada, utilizam-se quatro caçambas e uma retro escavadeira. Esse processo se dá uma vez por ano nos canais da cidade, por causa do acúmulo de entulho no interior dessas estruturas. O método de barragem, o mais eficiente dos três, permite que o lixo seja retirado das áreas mais inacessíveis existentes nos canais. Nesse caso, o lixo é empurrado pelo fluxo da água para uma tela que o retém", explica José Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana da Emsurb.

A limpeza manual, ainda de acordo com José Roberto, é feita pelos agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos. "Nós contamos com três equipes de doze agentes para fazer a limpeza manual de canais. Há ainda o suporte de caçambas e, caso não haja condições de utilizá-las por conta do difícil acesso, 10 veículos de tração animal estão a nossa disposição", diz o gerente de Limpeza Urbana.

Os agentes de limpeza da Emsurb realizam a limpeza dos canais a cada dois meses. Este mês, duas equipes estão no bairro Aruana, na Zona de Expansão de Aracaju. A limpeza de canais e outros serviços da Emsurb podem ser solicitados através do telefone 0800-284-1300.

Coleta Domiciliar

A Emsurb ainda mantém 142 agentes e 42 motoristas trabalhando diariamente na coleta domiciliar de lixo. No Centro e regiões com grande movimentação de pessoas, a tarefa é cumprida todos os dias. Na Zona Norte, os agentes trabalham às segundas, quartas e sextas; na Zona Sul, às terças, quintas e sábados.

Além coleta de lixo e limpeza de canais, outros serviços realizados pela Emsurb são a remoção e apreensão de animais de grande porte, poda de árvores e remoção de entulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário