A Prefeitura de Aracaju não só gera empregos através da realização de obras e da prestação de serviços públicos, como também facilita a relação entre empresas privadas e trabalhadores. A Fundação Municipal de Trabalho (Fundat), através do Balcão de Intermediação de Mão de Obra, ajuda a encaminhar centenas de profissionais ao mercado de trabalho.
O Balcão de Intermediação de Mão de Obra é um banco de dados onde diariamente são cadastrados currículos de trabalhadores que procuram uma oportunidade de emprego. A intermediação acontece quando alguma empresa entra em contato com a Fundat. É neste momento que são encaminhados currículos de acordo com o perfil de profissional exigido para a vaga a ser preenchida.
"Nosso trabalho é facilitar a relação entre empregador e trabalhador. E nosso objetivo maior é promover a inclusão social de trabalhadores desempregados no mercado de trabalho, garantindo que, através de um emprego, o cidadão possa melhorar sua qualidade de vida", explica o presidente da Fundat, Carlos Magno Garcia.
O balcão é um serviço oferecido à população há oito anos, e os resultados mostram que é um projeto vitorioso. "Apenas de janeiro a junho de 2010 realizamos o cadastro de 220 pessoas, destas 157 já estão empregadas. Esses números são muito significativos para o nosso trabalho", declara a chefe do Balcão de Intermediação, Célia Vasconcelos.
Oportunidade
A Fundat recebe e encaminha currículos para ocupação de vagas como gerente de vendas, mecânico, agente de limpeza, cabeleireiro, engenheiro mecânico, eletricista, entre outras. Mas os campeões são empregos nas áreas de telemarketing e comércio. A intermediação acontece também com empresas de outros estados, a exemplo de duas empresas baianas que empregaram profissionais em telemarketing e recursos humanos.
Para realizar o cadastro no banco de dados da Fundação Municipal do Trabalho o cidadão necessita apenas levar o currículo profissional junto com os certificados de cursos. O balcão funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h e das 15h às 17h. A Fundat fica localizada na rua Pacatuba, Centro.
Novidade
A Fundat estima que até o mês de novembro deste ano esteja operando no site na prefeitura um novo sistema de banco de dados, mais ágil e eficiente. "Com o novo sistema, a empresa vai ter acesso direto ao cadastro do trabalhador, sem que o empregador tenha a necessidade de solicitar o currículo do trabalhador. Nesse caso o contato é direto, e tudo será feito através do site da prefeitura. O objetivo é desburocratizar o processo e acelerar a escolha dos profissionais", explica Carlos Magno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário