A abertura da segunda etapa da campanha de vacinação contra a hepatite B aconteceu hoje, 1º, no Shopping Jardins. Das 10 às 21 horas, o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais estará com um stand ao lado do Cinermark. Devem se vacinar contra a Hepatite B os profissionais da área de beleza, higienização e saúde que já tiverem tomado a primeira dose da vacina.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Viarais, Andrey Lemos, a escolha de se realizar a abertura da campanha no shopping teve um motivo especial. “Uma das populações priorizadas são os profissionais de salão de beleza, e somente nesse shoppping existem quatro estabelecimentos do segmento. Como realizamos a primeira etapa da campanha no último dia 28 de julho, aqui resolvemos retornar para garantir que os profissionais que tomaram a primeira dose possam se vacinar novamente”, explicou.
Foi o que aconteceu com o auxiliar de limpeza Paulo Cesar da Costa. “Estou voltando para tomar a segunda dose. Quero me prevenir. Como essa também é uma doença sexualmente transmissivel é bom se cuidar, por isso fiz questão de tomar a vacina”, destacou. Quem também não esqueceu de retornar para tomar a segunda dose da vacina foi o cabeleireiro Amado Fontes. “Não custa nada se precaver, a gente sempre fica mais seguro. Por isso fiz questão de tomar a segunda dose da vacina contra a hepatite B”, salientou o profissional de beleza.
Os profissionais das áreas priorizadas pela campanha que não atuam no referido shopping terão acesso a vacina em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs). Jovens de até 19 anos, tatuadores, manicures, pedicures e todo profissional que lide com material perfuro cortante devem procurar a vacina contra a Hepatite B.
Para estar realmente imune contra a doença é preciso tomar as três doses da vacina, respeitando o intervalo de 30 dias da primeira para a segunda dose, e de no mínimo 180 dias de intervalo entre a primeira e a terceira dose. A Hepatite B é uma doença infecciosa que afeta o fígado e é tramissivel através do sangue, portanto toda a atividade profissional que trabalhe com material perfuro cortantes deve se precaver contra a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário