quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PRESOS ESTELIONATÁRIOS QUE INVADIAM CONTAS DE CLIENTES DE BANCOS.

Foto:  Allan Carvalho


Capturar senhas e dados de cartões para invadir contas e sacar indevidamente dinheiro de clientes de banco. Essa era a principal atividade de renda do ex-presidiário Everaldo Ernesto Oliveira, 40 anos, e do universitário Thiago Santana Leite, 24, presos pela Polícia Civil na noite desta terça-feira, dia 19. Ambos foram flagrados quando instalavam microcâmeras e leitores magnéticos em caixas eletrônicos na orla de Atalaia, Aracaju.

Segundo o diretor do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), delegado Thiago Leandro, a dupla colocava as microcâmeras em bojos falsos sobre o teclado dos caixas para grvar a sequência de números das senhas das vítimas. Além disso, eles colocavam seus próprios leitores de cartão nas máquinas. Esses aparelhos, apelidados de 'chupa-cabras', gravavam em placa os dados bancários, como códigos seriais dos cartões magnéticos.

"Ao conseguirem reunir essas informações, eles as inseriam em outros cartões magnéticos quaisquer e faziam saques em outros caixas eletrônicos, como se fossem os titulares das contas. Eles agiam especialmente contra clientes de bancos privados. No momento da prisão, por exemplo eles estavam instalando os equipamentos em uma unidade do Bradesco e haviam acabado de fazer o mesmo num ponto do banco Santander", explicou Leandro.

A PC chegou aos infratores depois que o funcionário de uma instituição desconfiou do equipamento instalado em caixa do banco. "Estávamos investigando outra denúncia e ao recebermos essa informação, passamos a observar caixas onde os suspeitos poderiam agir novamente e conseguimos flagrá-los no instante em que instalavam mais um 'kit' desses, próximos a hotéis da orla. Eles visavam especialmente turistas e sergipanos com maior poder aquisitivo", acrescenta o diretor do Cope.

Ainda de acordo com Thiago Leandro, as investigações vão seguir para tentar identificar, entre outras coisas, a quantidade de vítimas da dupla, há quanto tempo eles agiam, qual o montante de dinheiro apurado com o golpe e onde estão guardados esses valores e se há mais comparsas atuando com eles. Além das placas de vídeos, microcâmeras e cartões falsificados, foram apreendidos um computador portátil, no qual foram localizados dados dos clientes e filmagens, e um automóvel Honda Civic, de placas JPW-3922, de Salvador, Bahia.

Estamos colhendo mais informações, mas já sabemos que eles se conheceram em São Paulo, onde o sergipano Thiago Leite tem família e pernambucano Everaldo Oliveira cumpriu pena por estelionato e respondia a mais um processo pelo mesmo crime", destacou Thiago Leandro.

Intensificação

O diretor do Cope reforçou, durante a apresentação dos acusados à imprensa, realizada na sede do Centro, que a operação faz parte das ações de intenficação dos trabalhos investigativos e preventivos determinadas pelo secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, para os meses de janeiro e fevereiro. "Além do patrulhamento ter sido reforçado pela Polícia Militar, a Polícia Civil intensificou a investigação de crimes contra o patrimônio e contra a vida, mais comuns em períodos de festas, no Verão", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário