segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

TRABALHADORES DA VALE DISCUTEM PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS DA EMPRESA.

No último dia 27 foi realizada Assembléia Extraordinária do SINDIMINA – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Mineração do Estado de Sergipe. A assembléia teve a participação de, aproximadamente, 300 trabalhadores da Vale no estado. A pauta única era a apresentação e votação da PR (participação nos resultados) 2010/2011.

A proposta do SINDIMINA é que 8% de todo o lucro da empresa seja repassado aos trabalhadores, sendo 4% de forma igualitária e os outros 4% de forma proporcional aos cargos ocupados.

Porém, a ampla maioria dos presentes à Assembléia decidiu pela aceitação da proposta da Vale, que será calculada a partir das metas alcançadas pela empresa em cada estado, e não os 8%, como reivindica o sindicato.

Para o presidente do sindicato, Davi Bispo, discutir a PR é democratizar os lucros da Vale.“Tudo o que a Vale ganha é fruto do esforço dos seus trabalhadores, por isso temos que participar também dos resultados”, enfatizou.

Ainda segundo Davi, a PR da Vale atualmente está em torno de 5 salários para cada trabalhador, excetuando Sergipe onde os trabalhadores tiveram uma média de 4,3 salários.

Além da participação nos lucros e resultados da empresa, o SINDIMINA tem como principal reivindicação a defesa da saúde e segurança do trabalhador. “A partir daquele fato que ocorreu no Chile, estamos ainda mais atentos com as questões de segurança porque muitos acidentes em minas vêm acontecendo em todo o mundo”, afirmou Davi Bispo.

Fonte: CUT/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário