quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TÉCNICOS DA SAÚDE TRABALHAM PARA NORMATIZAR ATENDIMENTO DA FARMÁCIA POPULAR.

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mantém em funcionamento, desde 2005, a Farmácia Popular, que vende medicamentos a preços bem abaixo do valor de mercado. A unidade conta com um setor informatizado em linha direta com a Fiocruz, que diariamente recebe os dados de quais e quantos medicamentos foram vendidos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não tem nenhuma participação em relação à movimentação financeira da Farmácia Popular, nem com a programação de compras da unidade. Na última semana, uma sucessão de quedas de energia na região, danificou o servidor da farmácia, inviabilizando a conexão com o sistema da Fiocruz, causando a paralisação temporária das vendas dos medicamentos.

Imediatamente, desde a última terça-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da agência de notícias da Prefeitura de Aracaju(http://www.aracaju.se.gov.br/) e através do envio de notas para a imprensa, informou à sociedade sobre a paralisação temporária das atividades da Farmácia Popular.

Desde o dia da paralisação que toda a equipe de informática da SMS está empenhada diuturnamente para restabelecer o atendimento da forma mais breve possível. Durante a manhã desta quinta-feira, 27, a Fiocruz viabilizou, temporariamente, uma nova alternativa de atendimento manual - que está funcionando de forma lenta e só deve ocorrer até o término dos formulários.

A Secretaria Municipal de Saúde volta a pedir a compreensão da sociedade e informa, mais uma vez, que toda a equipe está trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível.

Aquisição

Qualquer pessoa pode adquirir medicamentos na Farmácia Popular. Basta apresentar um documento de identificação e a prescrição médica ou odontológica, seja assinada por profissionais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja emitida por profissionais da rede particular.

Os usuários precisam apenas estar atentos ao prazo de validade da receita, que é de 30 dias. A Farmácia Popular funciona na Rua Estância, nº 722, Centro. Os telefones para contato são: (79) 3179-1981 e (79) 3179-1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário