quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DIVULGA RESULTADO DA ARENA MULTICULTURAL.

Ao todo, 66 artistas e grupos musicais inscreveram seus trabalhos para participar de uma das festas mais importantes do verão no Nordeste

A espera terminou. Saiu a lista de selecionados para se apresentar na Arena Multicultural do Verão Sergipe 2011. Ao todo, 66 artistas e grupos musicais inscreveram seus trabalhos para participar de uma das festas mais importantes do verão no Nordeste. A ideia de um espaço voltado unicamente para os artistas sergipanos será repetida na nova edição do Verão Sergipe, que desta vez apresentará uma estrutura totalmente modernizada na Praia da Caueira, trazendo para a festa um palco exclusivo para os selecionados pelo edital.

A Arena Multicultural do Verão Sergipe 2011 terá a Azaléia como patrocinadora oficial, reforçando a participação da iniciativa privada em eventos culturais do estado.

Para valorizar cantores e músicos do Estado, o edital aberto pela Secretaria de Cultura teve a função de selecionar oito artistas (ou grupos musicais), respeitando a diversidade dos estilos musicais de Sergipe. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destaca a importância do espaço para a apresentação e consagração dos artistas em uma festa de tamanhas proporções.

“O Verão Sergipe é hoje marca do nosso estado, pois é uma festa que está consagrada como um dos mais importantes festivais de música gratuitos do Brasil. Então trazer para o cenário deste evento a música sergipana - com artistas que tem um trabalho de qualidade - é muito importante, pois fomenta a circulação de seus projetos, apresentando-os para o público que ainda não os conhece. A Arena Multicultural é peça chave para a formação de público, onde as pessoas passam a conhecer os artistas e prestigiando suas carreiras”, enfatizou.

O edital deste ano foi construído de forma democrática com a sociedade, através de uma ação inédita da Secult, que buscou formatar o processo seletivo da Arena Multicultural com os representantes da classe artística musical, sendo colocado sob consulta no Fórum Música Sergipe, que teve ainda a oportunidade de sugerir e votar os nomes dos curadores que analisaram as propostas.

“O edital da Arena Multicultural 2011 representa um passo a frente na forma de contratação pública para eventos no estado, pois foi um processo elaborado com a classe artística desde seu nascedouro. O desafio agora é que essa prática seja efetiva, permanente e além governos”, finalizou o coordenador de música da Secult, Eduardo Prudente.

Para o músico e compositor Deilson Pessoa, que é integrante do Fórum Música Sergipe, a colaboração de todos os artistas na elaboração do edital de escolha dos selecionados para a Arena Multicultural foi um avanço para a cultura sergipana. “O edital surgiu da necessidade dos músicos e cantores fazerem parte do processo de contratação para o Verão Sergipe 2011. Este formato, com a participação de todos, foi apontado como a saída mais louvável. Quando a Secult apresentou o edital, passamos cerca de um mês pontuando ressalvas que serviram para criar um dos maiores avanços do Fórum no tocante as contratações”, enfatizou.

Já André Teixeira, que foi um dos curadores da Arena, afirma que todos os envolvidos na escolha dos selecionados tiveram contato direto com os produtos musicais. “Fizemos um parâmetro focado no edital para escolher os oito selecionados. A diversificação de gêneros musicais foi levada em consideração e acredito que o edital serviu para justificar as escolhas e sinto-me orgulhoso de ter feito parte deste processo em parceria com renomados curadores do cenário artístico sergipano”, disse André.

Outras ações da Secult na área musical

A Secult tem trabalhado no fomento da música sergipana em suas mais variadas vertentes. Além da Arena Multicultural (consagrada em 2010 como um espaço democrático para a diversidade artística sergipana), e que retorna na edição 2011 do Verão Sergipe, diversas oficinas de capacitação aconteceram durante os últimos meses, para preparar o cenário artístico e musical do estado.

Entre os cursos que aconteceram, destacam-se as oficinas de Negócios da Música, realizadas em 2009, e que tiveram como maior objetivo, informar aos participantes sobre os conteúdos e os métodos de negócios abordados nas feiras de música nacionais e internacionais, a exemplo da Feira Música Brasil. Com o debate nestas oficinas, deu-se o início do Fórum de Música Sergipe, que vem discutindo desde então, as problemáticas do mercado local e a construção de políticas públicas para o cenário.

A área técnica também foi beneficiada através do projeto Música (in) formação, que realiza oficinas de qualificação na cadeia produtiva da música desde o mês de janeiro de 2010, durante a preparação de técnicos para atuação no Verão Sergipe. Estas oficinas abrangem diferentes áreas técnicas, como técnica de áudio, técnica de iluminação, roadagem/produção de palco e produção musical.

Para ampliar o espaço de circulação dos artistas que representam a tradição junina no estado, foi criado ainda um local fixo de apresentação desses artistas, o Balaio Cultural. O projeto tem como objetivo ainda criar público para expressões culturais como música, quadrilha junina, bandas de pífano, repentistas e cordelistas.

Música made in Sergipe

A Secretaria de Cultura também atua na promoção da música sergipana nos mercados nacional e internacional, através de parcerias com o selo local ‘Disco de Barro’ e com a produtora pernambucana Astronave, desenvolvendo ações de exportação da música sergipana, como a coletânea dupla, Sergipe’s Finest e a Music from Sergipe, esta, voltada totalmente para o mercado europeu.

“Deixei essa ideia guardada por alguns anos e quando ocorreram as oficinas promovidas pela Secretaria de Cultura e Sebrae resolvi que era o momento ideal de tirar os sonhos do papel. A Naurêa tinha acabado de ser selecionada para a Feira Música Brasil e achei que seria bacana levar material de outros artistas daqui e nada melhor do que a coletânea Sergipe’s Finest. Lancei a ideia para alguns músicos e todos entraram de cabeça, consegui apoio da Aperipê e a Secult deu uma grande força, junto a Segrase e Sebrae”, afirmou Alex Sant’Anna, responsável pelo selo Disco de Barro.

A coletânea teve grande destaque durante a Feira Música Brasil 2009 (FMB), um dos eventos mais importantes na área, onde foi amplamente divulgada. Além disso, Sergipe levou um estande para o evento e teve cinco artistas e bandas selecionados para a programação oficial da Feira. As bandas Naurêa, Plástico Lunar e Banda dos Corações Partidos, além da intérprete Patrícia Polayne, e do DJ Patrick Tor4, representaram muito bem o Estado em emocionantes shows.

Já na edição 2010 da Feira, ocorrida em Belo Horizonte, três artistas de peso levaram a música de Sergipe para além do território local. Patrícia Polayne, Ferraro Trio e DJ Patrick Tor4 fizeram as ordens da casa. Vale lembrar que a FMB cria oportunidades para que artistas, donos de selos e produtores tenham contato com empresários de gravadoras, organizadores de festivais e demais eventos, com o propósito de fecharem negócios para divulgação dos seus trabalhos.

Além disso, foram realizadas oficinas de preparação para o mercado nacional, como as de Produção Executiva, Produção Musical e Novas Plataformas de Difusão com profissionais reconhecidos no cenário nacional.

Confira os selecionados:

Bago de Jaca
Cataluzes
Elvis Boa Morte e os Boas Vidas
Ferraro Trio
Lacertae
Mamutes
Pantera
The Baggios

A curadoria foi dividida em duas etapas, a primeira foi pontuação considerando aspectos como histórico, potencialidade, originalidade artística, produção e conquistas nos últimos tempos, qualidade técnica e musical, profissionalismo, apresentação do material e estrutura do artista. Em seguida houve discussão oral entre a curadoria, levando em consideração a pluralidade de estilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário