segunda-feira, 16 de abril de 2012

CHEGA AO FIM REBELIÃO NO PRESÍDIO ANTÔNIO JACINTO FILHO.

Após 24 horas de intensas negociações, chegou ao fim a rebelião no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho – Compajaf -, no bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju. No início da manhã desta segunda-feira, 16, os internos libertaram 27 familiares e mais um agente prisional. As negociações avançaram e no final da manhã mais 21 reféns foram soltos. Em seguida, os rebelados entregaram duas escopetas calibre 12, duas pistolas taser, 25 munições e dois carregadores.

A entrega das armas foi o passo decisivo para o final pacífico da rebelião. Neste momento, todos os familiares que ainda eram mantidos como reféns estão em uma ala passando por uma triagem antes de deixar a unidade prisional. O procedimento é crucial para evitar que internos se infiltrem no meio dos familiares e consigam fugir.

Militares do Batalhão de Polícia de Choque, Companhia de Radiopatrulha e demais unidades da Polícia Militar preparam-se para uma vistoria geral no interior do presídio com o objetivo de encontrar armas e outros objetos. Os negociadores também informaram que cinco internos do presídio foram transferidos para outras penitenciárias do Estado.

De acordo com o negociador da Polícia Militar, capitão Marco Carvalho, as negociações se tornaram tensas em determinados momentos porque os presos mudavam a pauta de reivindicações o tempo inteiro. Além disso, não tinham lideranças, o que dificultou a comunicação. Segundo o oficial, alguns pedidos foram descartados de imediato, tais como a saída da diretoria do presídio, rompimento do contrato com empresa terceirizada que administra a unidade e uma revista menos rigorosa com os familiares que os visitam. Um balanço preliminar da vistoria realizada pela polícia demonstra que o presídio está bastante destruído. Mais informações dentro de instantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário