segunda-feira, 16 de abril de 2012

REBELIÃO NO COMPAJAF ESTÁ SENDO NEGOCIADA.

Mais de 150 policiais civis, militares e agentes penitenciários foram mobilizados desde o início da tarde desse domingo, dia 15, no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), durante rebelião registrada na unidade penitenciária. Cerca de 470 internos se rebelaram e tomaram as instalações do Compajaf, localizado no bairro Santa Maria, em Aracaju.

Três agentes foram feitos reféns durante a rebelião, que aconteceu durante a visita de um dos pavilhões da unidade prisional. A ação rápida dos policiais e agentes do Departamento do Sistema Penitenciário do Estado de Sergipe (Desipe), e dos próprios agentes de disciplina da unidade, evitou que outros colaboradores fossem rendidos pelos presos.

A partir daí, uma verdadeira força-tarefa com a participação efetiva das polícias Civil e Militar iniciou a negociação para evitar desdobramentos durante a rebelião. Uma comissão composta pelo secretário de Justiça e de Defesa ao Consumidor, Benedito Figueiredo, o secretário de Segurança Púbica, João Eloy de Menezes, o juiz Hélio Mesquita e o promotor José Cláudio, ambos da Vara de Execuções Penais; além de representantes da PM e Defensoria Pública negociaram com os internos.

Durante algumas horas os internos se utilizaram de materiais metálicos e madeira para destruir parte das instalações internas do presídio. Depois de terem tomado basicamente todas as áreas internas do Compajaf, os presos passaram suas principais exigências, que foram entregues ao capitão da Policia Militar, Marcos Carvalho, especializado em gerenciamento de crises.

Colaboradores e servidores da Sejuc passaram informações para parentes dos internos, que se reuniram na frente da unidade prisional para acompanhar o desfecho da rebelião.

Fonte:  ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário