quinta-feira, 19 de abril de 2012

DEPUTADO CAPITÃO SAMUEL DIZ QUE MILITAR COTADO PARA SUBCOMANDANTE É ALVO DE INQUÉRITOS.

Na manhã desta quarta-feira, 18, o deputado estadual Capitão Samuel (PSL/SE), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa no grande expediente para se pronunciar em relação às cogitações de mudanças na Secretaria de Segurança Pública do Estado. Samuel Barreto disse que se não mudar de fato as atitudes, não adiantará mudar os nomes.

“Mudanças de nomes em alguns casos, nem o nome será mudado, por exemplo, o secretário de Segurança Pública João Eloy, o comentário é virá um João também, então vai trocar um João por outro João. Então sai o meu amigo João Eloy que o meu amigo Venâncio Fonseca costuma dizer que não é o João Herói, e vai entra o João Batista, o nome de um santo, ai talvez com a benevolência desse nome, com a santidade desse nome, eu acredito que se Deus ajudar, talvez melhore a Segurança Pública, por que, trocar de nome sem trocar de atitude não vai resolver”, garantiu o deputado.

Samuel assegura que se o governo não trocar além do nome as atitudes, se não tomar providências nas deficiências visíveis do sistema os problemas continuarão. “Trocar de nome e o Governo não tomar atitude para acabar com o desvio de função nas instituições não vai resolver. Já que não consegue acabar com o desvio de função, por que o governo do Estado não trata com o poder legislativo, com a deputada Angélica, como o poder judiciário, com o Ministério Público.

O deputado questionou que os recursos liberados para o pagamento desses policiam militares desviados de função poderiam ser retidos e destinados para concurso públicos por exemplo. Tanto para a Polícia Militar como para a Polícia Civil.

O parlamentar disse que se trocar os nomes e ainda assim continuar sem recursos para pagar as horas extras dos policias civis, bombeiros e policiais militares, não vai resolver o problema de segurança pública do nosso Estado. Samuel Barreto afirma que não vai resolver, por que o efetivo da polícia civil é metropolitano e só atende a área metropolitana, ficando o interior sem esse efetivo e segundo o deputado a Polícia Militar só tem um efetivo de dois homens no interior e se não resolver isso, nem o Santo João Batista vai resolver a Segurança Pública.

Samuel lembrou que no ano passado orientou o secretário a fazer uma parceria com as prefeituras do Estado que tenham condições de arcar com o pagamento das horas extras trabalhadas pelo policial militar e denuncia: “A prefeitura paga de forma ilegal. É ilegal o privado pagar para o serviço de Polícia Militar Público é ilegal, e é ilegal como os prefeitos pagam, por que ninguém veio aqui saber como seria legal fazer e nem ninguém foi saber na Secretaria de Segurança Pública e como é que se paga os policiais militares? Jeitinho! Afirmou Samuel Barreto.

Mudança de cargo na PM

Ainda no grande expediente, o deputado capitão Samuel se pronunciou sobre as mudanças dos cargos de Comandante e Subcomandante da Polícia Militar. “Dizem que vão trocar o comandante e o subcomandante. Eu não sei se o governador vai colocar o coronel Carlos Augusto lá pra se livrar dele do Palácio ou por que ele acha que vai resolver o problema dos policiais militares com mão de ferro, prendendo, abrindo inquérito, não vai resolver dessa forma”, alerta o deputado.

O parlamentar afirmou que os policiais militares em peso não gostam do coronel Carlos Augusto, chefe da Casa Militar. “Não é a tropa que não gosta dele é a Polícia Militar inteira, são os oficiais e ai fica complicado. Mas para piorar ainda mais vai colocar como subcomandante segundo a imprensa, o coronel Vieira”, declara Samuel Barreto.

O deputado fez diversas denúncias contra o coronel Vieira, atual Corregedor da Polícia Militar de Sergipe. No pronunciamento Samuel Barreto disse que existem vários inquéritos que incriminam o oficial sobre desvio de conduta e ato de corrupção do militar dentro da instituição. “Tem inquéritos aqui que dizem: Eu paguei o coronel Vieira para pegar o gabarito da prova do concurso de sargento, paguei R$ 2.500,00, ai outro, eu dei uma moto, para pegar o gabarito para o concurso de sargento e várias testemunhas desse inquérito, desse relatório denunciam esse coronel Vieira que o governador quer colocar como subcomandante da corporação que vai punir os policias militares, que vai ficar responsável pela disciplina e hierarquia da instituição. A última dele foi que ele fez supermercado para a mamãezinha dele e mandou levar lá no interior com a viatura da corregedoria”, denunciou o deputado.

Samuel Barreto disse ainda que foi feito um vídeo mostrando o fato ao Ministério Público, porém, até hoje não foi tomada nenhuma providência. “Comenta-se que ele vai ser subcomandante, ai depois vem algumas pessoas dizendo que a hierarquia e a disciplina quem está acabando é o capitão Samuel por causa de política, é as associações por causa de política, é o sargento Vieira que vai deixar de ser sargento”, declara Samuel, que disse: “A hierarquia e a disciplina é assim: a palavra convence, mas o exemplo arrasta. A tropa é o espelho do seu comandante e subcomandante”. Questiona Samuel que pergunta qual será o respaldo que ele dará para esta tropa?

Fonte: Alese (Chris Brota)

Nenhum comentário:

Postar um comentário