sexta-feira, 20 de abril de 2012

GOVERNADOR E MINISTRA LANÇAM CARTILHA E CATÁLOGO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA.

Um passo importante foi dado nesta sexta-feira, 20, na cultura, educação e democracia sergipana. Foi lançado o catálogo: Religiões de Matriz Africana em Sergipe e da Cartilha Pedagógica das Religiosidades de Matriz Africana e da Promoção da Igualdade Racial. O evento aconteceu no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) e contou com a participação do governador de Sergipe Marcelo Déda, da ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, além do secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, yaloxirás, babalorixás, filhos e mães de santo, entre outros.

O catálogo é um pré-mapeamento dos terreiros de candomblé e de umbanda do Estado, e ajudará a identificar onde estão esses terreiros, para que a história e a identidade das religiões de Matriz Africana fiquem na memória do povo sergipano.

Já a cartilha tem uma função pedagógica e ajuda a reforça a Lei Federal 10.639 de 2003, que obriga as escolas públicas a implementar a disciplina ‘História da África e da Cultura Afro-Brasileira’. Assim, a cartilha servirá de instrumento pedagógico nas escolas, para que a base educacional das crianças, possa ser trabalhada no tocante a igualdade racial e o respeito às diversidades.

Em seu discurso, o governador Marcelo Déda falou sobre o preconceito existente em todo Brasil, que algumas vezes não se explicitam, mas que ferem profundamente àqueles que são vítimas deles. “Há preconceitos raciais e ao direito das pessoas de exercerem a sua liberdade de religião, especialmente as religiões afrodescendentes. Portanto, discutir a discriminação racial, os direitos fundamentais das pessoas e grupos humanos, construir normas, atitudes e legislações que possam romper os últimos grilhões é uma obrigação do Estado e é um dever da sociedade. Então, Sergipe colabora quando, em parceria com o Governo Federal, lança uma cartilha e catálogo que enaltece as religiões de matizes africanas”, ressaltou.

A ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, observou que hoje existem as condições de promover, através de ações governamentais, a inclusão das pessoas negras. “O Brasil vive hoje sobre a égide do Estatuto da Igualdade Racial, que prevê como obrigação para o setor público a adoção de várias medidas afirmativas em todas as áreas da vida social. Temos instrumentos, o que falta é a escolha política dos governantes”.

Sobre a cartilha, ela enfatizou que o material contribui com uma nova mentalidade da sociedade. “Esse é um aspecto do nosso trabalho, que é a formação de novas mentalidades, a partir de conhecimento que são gerados levando em conta e valorizando a experiência negra no Brasil”.

Para o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, o lançamento da cartilha e do catálogo representa um momento importante para a política estadual de promoção da igualdade racial do Estado e mais particularmente para a secretaria. “São políticas afirmativas que levam a uma maior conscientização da necessidade de permanente combate ao racismo, à discriminação, avançando sempre na promoção da igualdade racial”, pontuou.

A yalorixá Ligia Borges, falou da importância do lançamento da cartilha e do catálogo. “Esse é um momento ímpar, histórico para Sergipe. Quando desenvolvemos esse material, pensamos nas escolas e em sua aplicabilidade entre os estudantes, a fim de tirar o preconceito desde cedo, e assim, as pessoas enxergar a contribuição da população africana no Brasil”.

Exposição

Na área externa da Aease, o público presente pôde apreciar a exposição de quadros 'Orixás', de Lígia Borges e assistir a apresentação de dança de filhos de santo, que com seus atabaques entoavam cânticos nagô. Foi oferecido também um coquetel de comidas típicas africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário