segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PELOTÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL FLAGRA DESTRUIÇÃO DE ÁREA PARA CONSTRUÇÃO DE BALNEÁRIO EM CAPELA.


pm1A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou na quinta-feira, 10, a derrubada de vegetação e o desmonte de morros numa área localizada no município de Capela, distante 67 quilômetros da capital. Militares foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) para checar a denúncia de que havia uma grande quantidade de máquinas retirando areia e desmatando um espaço, reservado à construção de um balneário.

No local, a guarnição  composta pelo sargento Cristo, cabo Paulo e soldados Pétula e H. Oliveira comprovou a veracidade da denúncia, flagrando uma grande quantidade de caçambas e uma retroescavadeira. Diante da constatação, o PPAmb solicitou do responsável a licença ambiental para o empreendimento e 
descobriu que não havia autorização para a construção da área de lazer.

Por conta da ausência da licença obrigatória, os policiais apreenderam o maquinário e lavraram um termo circunstanciado por flagrante de crime ambiental de menor potencial ofensivo, uma vez que foram constatadas diversas irregularidades, como o alargamento e o aterro do rio, modificando o seu 
pm2curso natural, a destruição da mata ciliar, além da supressão da vegetação protetora dos morros. Vale frisar que a licença é fornecida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) e é exigência da resolução 237 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), já que se trata de uma área de lazer.

Segundo o PPAmb, além do termo circunstanciado que será encaminhado ao Poder Judiciário, com jurisdição na cidade de Capela, um relatório será encaminhado à ADEMA, para que o órgão também se responsabilize administrativamente, através do emprego de multas e da avaliação sobre a dimensão do dano ambiental causado.

"A defesa do meio ambiente tem por escopo proteger interesse metaindividuais, difusos. Quando um cidadão se beneficia economicamente desses insumos naturais, sem o devido controle do Poder Público, acaba por degradar a natureza e, consequentemente, a qualidade de vida da população local, por isso, o Pelotão Ambiental está intensificando a fiscalização e responsabilizando os infratores", frisou o tenente Josenilton, comandante do PPAmb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário