segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SETOR DE SERVIÇOS EM SERGIPE APRESENTA CRESCIMENTO E ATINGE 66,8% DO PIB ESTADUAL.


O setor de serviços em Sergipe vem crescendo cada vez mais e, atualmente, é o mais importante na economia do Estado. A informação é resultado do estudo divulgado pelo Departamento Técnico (DET) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que tem como objetivo fazer um levantamento acerca do setor em Sergipe. Além de dados e fontes oficiais como Valor Adicionado Bruto e Pesquisa Anual de Serviços – divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, foram utilizados na análise, dados a respeito de emprego – fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego – e informações sobre abertura e fechamento de empresas no setor, fornecidas pela Junta Comercial de Sergipe (Jucese).
De acordo com o economista Thiago de Souza Oliveira, técnico do DET/Sedetec, com esses resultados foi possível avaliar a importância do setor de serviços para o Estado, que sempre respondeu por mais de 60% do PIB estadual.  Em 2010, último ano analisado, o setor atingiu 66,8%, seguido pela indústria (28,6%) e agropecuária (4,6%). “Com a crise de 2009, a participação industrial recuou para 66,2% e deu espaço ao setor agrícola. Mesmo assim, superou os anos de 2008 (61,8%) e 2007 (64,8%). Já em 2010, o setor primário industrial volta a crescer, mas o de serviços foi o único com maior participação em relação ao ano de 2007”, explica.
Segundo a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), realizada pelo IBGE - em sua última versão publicada no final de 2012, com ano de referência 2010 - a receita bruta no setor de serviços em Sergipe cresceu mais de 17%, enquanto o número de trabalhadores passou de 54.128 para 63.242, representando um crescimento de 16,8%.
Analisando os subsetores, o de serviços profissionais, administrativos e complementares é o maior gerador de emprego, com 27.822 trabalhadores formais. Em seguida, o de serviços de alojamento e alimentação, que emprega mais de 12.080 profissionais. Os dois subsetores citados são também os que possuem maior número de empresas, com 1.541 e 965 empreendimentos, respectivamente. Referente à receita bruta, as estatísticas apontam que a maior receita em 2010 foi do subsetor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou faturamento de mais de R$ 1 bilhão, seguido do subsetor de serviços de informação e comunicação, que somou mais de R$ 994 milhões.
“Estes resultados revelam mais uma vocação produtiva de Sergipe, que é o setor de serviços. A tendência é que tenhamos uma evolução para que o Estado consolide-se no setor de serviços com um Pólo Logístico de referência no Nordeste, o que já ocorre hoje no segmento industrial, em que as empresas implantam-se aqui para atender a nossa demanda local e de toda a Região Nordeste”, destaca o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento. “Estas ações desenvolvidas na Sedetec visam o cumprimento da missão estabelecida pelo governador Marcelo Déda de promover o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico de Sergipe, de forma participativa e sustentável, fomentando a inovação e a competitividade do setor produtivo nos territórios”, conclui.
Geração de empregos
Os dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego evidenciam que Sergipe também se destaca na geração de empregos no setor de serviços. No último mês de novembro, o Estado foi o maior gerador de emprego do Nordeste no setor, com 811 postos de trabalho ocupados, perdendo apenas para a Bahia, que gerou 3.489 novas vagas e Pernambuco, com 1.593 empregos. Analisando a variação percentual, Sergipe apresenta o maior crescimento do Nordeste, com elevação de 0,75% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
No acumulado do ano, o crescimento do setor também é destaque, já que o Estado apresenta o 4º maior crescimento do Nordeste, com 5,97% em relação ao acumulado no ano de 2011. Nos últimos 12 meses, Sergipe também apresentou um bom desempenho e registrou crescimento de 5,79% e criação de mais de 6 mil novos postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário