terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PRESIDENTE DILMA E O GOVERNADOR MARCELO DÉDA INAUGURAM PONTE GILBERTO AMADO.


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff e o governador Marcelo Déda, inauguraram na manhã desta terça-feira, 29, a ponte Gilberto Amado. Considerada uma das mais importantes obras estruturantes realizadas nos últimos anos em Sergipe, a ponte liga os municípios sergipanos de Estância e Indiaroba - por meio dos povoados Porto do Cavalo e Terra Caída. Antes da solenidade, Déda e Dilma descerraram uma placa agradecendo a todos os operários que trabalharam na construção.
"A ponte Gilberto Amado não é apenas grande no que ela tem de concreto e extensão. Não é apenas bela. Ela cumpre hoje uma das metas do meu governo que é a integração. Além da beleza, da melhoria na comunicação, eu quero que essa ponte tenha como carga principal a geração de emprego, progresso e paz para o povo de Sergipe", discursou o governador Marcelo Déda.
Dilma, em seu discurso, demonstrou toda a sua admiração pelo governador Marcelo Déda. “Ele fala com a alma de forma clara e mostrando sentimento e paixão. Quem fala dessa forma, são pessoas que são vistas na história da humanidade como especiais, e Déda é especial, pois consegue dizer e fazer”.

A presidenta ressaltou ainda que a ponte Gilberto Amado é a maior ponte fluvial do Nordeste e ainda assegurou que é uma das maiores do Brasil. “Essa é uma visão de presente e de futuro”.

Como chegou a Indiaroba de helicóptero, Dilma teve a oportunidade de conhecer a ponte do alto e observou cada detalhe. “A ponte tem uma paisagem fantástica, o vão central, o estaiamento, dá uma visão de uma coroa. Ela coroa essa paisagem!”.

A ponte Gilberto Amado, segundo Dilma, é resultado do olhar visionário do governador Déda. “Ele está ligando esse país que tem um dos mais belos litorais do mundo. A ponte dá uma grande oportunidade para o turismo”.

Fruto de um investimento superior a R$ 124 milhões, com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e BNDES, e contrapartidas do Governo do Estado, a obra, que cruza o rio Piauí, é atualmente a maior ponte fluvial em todo o Nordeste brasileiro, com 1.712 metros de extensão. E faz parte do projeto do Governo do Estado de promover a integração de todo o litoral sergipano e, num futuro próximo, do litoral nordestino, por via costeira, de Recife a Salvador. A construção da ponte permite a ligação integral Aracaju/Salvador por via costeira, reduzindo a distância entre as capitais, criando um importante eixo rodoviário entre Sergipe e a Bahia e retirando da BR-101 um expressivo número de veículos.
Proinveste e Perspectivas 
Segundo Dilma, não há nenhum estado que não tenha aprovado seu Proinveste. "É financiamento para investimento importante que vai mobilidade urbana e infraestrutura social. É crucial. Eu tenho conversado aqui, porque é de todo interesse do governo federal que o quanto antes isso seja aprovado. Nós fizemos um grande esforço o ano passado para liberar os recursos. Então, eu peço encarecidamente para todas as lideranças, que se resolva essa questão e que se permita ao governo do estado participar com todos os outros governos de todos os outros estados desse imenso esforço de financiamento", colocou a mandatária.
Segundo o prefeito de Indiaroba, José Leal Bitencourt, esta não é somente uma ponte para outro município, e sim uma ponte para o desenvolvimento. “Este é um dia histórico para toda a população de Indiaroba. É um grande orgulho contar com a presença da presidenta Dilma em nossa terra para entregar uma obra desse porte. Não há empreendimento melhor para viabilizar o fluxo turístico que transita pela Linha Verde, e isto nos dará um grande impulso para o desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Além de agradecer pelo conjunto de obras executado no município graças ao empenho do governador Marcelo Déda, a exemplo das obras de drenagem e pavimentação que interligam povoados fundamentais para a região, o prefeito quebrou o protocolo e aproveitou a ocasião para fazer um apelo em prol da aprovação do Proinveste. “Pelo amor de Deus, pensem no povo. Este é um momento ímpar da política sergipana e para consolidarmos diversos projetos de desenvolvimento que já estão em andamento”, disse José Leal, dirigindo-se aos parlamentares estaduais.

O prefeito também evidenciou a importância de se homenagear um sergipano como Gilberto Amado. “Ele foi um dos grandes brasileiros que se empenhou pela inserção do voto direto. Este foi um cidadão estanciano que fez o seu papel e contribuiu decisivamente para a nossa democracia”, relembrou o prefeito.

Agradecimento

Já o prefeito do município de Estância, Carlos Magno Garcia, também agradeceu o empenho do governador em buscar desenvolver ações planejadas para proporcionar o desenvolvimento do turismo, bem como o espírito colaborativo da presidenta Dilma Rousseff em promover ações estruturantes. “Hoje estamos celebrando conquistas históricas para a população e comemorando a entrega de uma verdadeira ‘catedral’ para o desenvolvimento”, mencionou Carlos Magno, referindo-se à dimensão e importância estratégica da ponte.

O ministro de Estado do Turismo, Gastão Vieira, enfatizou a importância da obra evidenciando a sua dimensão. “Quero aqui fazer um agradecimento pela oportunidade de viabilizar a maior obra de infraestrutura turística do Ministério do Turismo existente hoje no Nordeste. Sempre pensei no turismo como uma saída válida e economicamente importante para o Nordeste, desde quando começamos a criar o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur)”, contextualizou o ministro, ao relembrar a sua atuação ainda como parlamentar federal, quando foi colega do então deputado federal, Marcelo Déda.

“É contagiante constatar o entusiasmo do governador Marcelo Déda ao encarar o desafio de fazer o turismo ter cada vez mais impacto no PIB nordestino”, completou Gastão Vieira.

Fonte:  ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário