sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PM APRESENTA DETALHES DO PLANO OPERACIONAL DE SEGURANÇA DO PRÉ-CAJU 2013.


coletiva_precas1A Polícia Militar de Sergipe, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), apresentou na manhã desta sexta-feira, 11, o Plano Operacional de Segurança elaborado para o Pré-Caju 2013, prévia carnavalesca que acontece no período de 17 a 20 de janeiro na capital sergipana. Na oportunidade, também foram apresentados os planos de operação do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a serem executados durante a festa.
coletiva_precas_coronel JacksonDe acordo com os números do CPMC, serão empregados cerca de 1.200 homens e mulheres a cada noite da prévia. Os policiais estarão distribuídos em cinco áreas, para facilitar a administração do efetivo, sendo que quatro delas contemplam a avenida Beira-Mar, do Iate Clube à avenida Tancredo Neves, e a última se estende por toda a região periférica do evento. Cada espaço contará com um posto de comando e uma sala de monitoramento, frisando que destas os PMs acompanharão as imagens geradas por seis câmeras tipo speed dome, que possibilitam zoom e giros de 360º.
coletiva_precas_coronel IunesAinda com base no que foi divulgado pelo CPMC, a PM estará com 18 portões destinados à revista com detectores de metais, sendo que este ano a PM atuará com o apoio de equipes da Polícia Civil e Guarda Municipal no processo de revista nos portões. Em relação a esse apoio, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Mauricio Iunes, destacou a importância da parceria feita com a Polícia Civil para a revista nos portões. “Gostaria de agradecer à Policia Civil e parte da Guarda Municipal que estará ajudando neste reforço nos portões, uma vez que eles são os locais fundamentais para que se possa evitar ao máximo o acesso de armas brancas e armas de fogo dentro do circuito”.
coletiva_precas_delegada VivianeAlém disso, a PM contará com a estrutura de seis cabines de desarmamento, 32 elevados de observação, 32 patrulhas a pé e nove patrulhões, também a pé. No final do desfile dos blocos, o Batalhão de Choque e o Comando de Operações Especiais (COE) irão fazer o trabalho de varredura, evitando os assaltos e crimes contra o patrimônio que, porventura, possam ocorrer.

Policiamento periférico
O policiamento da área externa da festa ficará a cargo de coletiva_precas_capitão J. Luizseis viaturas da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), 30 motocicletas do Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM), 30 conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), duas viaturas da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), além de 20 carros das Ações de Policiamento Localizada (APOLO). A Polícia Militar, além de atuar em terra, também estará nas águas do Rio Poxim, com uma embarcação do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), atenta a possíveis fugas pelo mangue, e no ar, com o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), com canhões de luz, dando apoio às equipes das cinco áreas.

Cinco áreas
coletiva_precas6A primeira área está compreendida entre o Iate Clube e a rua Euclides Paes Mendonça. A segunda área se estende da rua Euclides Paes Mendonça até a rua Francisco Duarte Ramos e concentra um número maior de policiais por conta da aglomeração de pessoas nas proximidades do Palco da Ilha. Já a terceira área está compreendida entre as ruas Francisco Ramos e a José Olívio Nascimento e é neste ponto que a PM distribui a parte mais considerável do seu efetivo, já que aí o percurso alarga-se. A última área do circuito da folia compreende entre a rua José Olívio Nascimento e a avenida Tancredo Neves.
coletiva_precas_bombeirosDe acordo com o coronel Maurício Iunes, a novidade este ano, no que concerne ao policiamento na área do circuito, é a alteração do Posto de Comando da PM, que ficaria no Banco do Estado de Sergipe (Banese), na Avenida Francisco Porto, passando a atuar ao lado do palco da Ilha FM. “A alteração foi por necessidades operacionais da PM estar próxima do local onde a demanda pelo policiamento ostensivo é maior”.

Logística
coletiva_precas_logísticaA PM estará trabalhando com capacetes, tonfas, capas de chuva, protetores auriculares, luvas descartáveis, ônibus para transporte da tropa, detectores de metal, rádios HT, câmeras, computadores e celulares, além de vários outros equipamentos. A novidade este ano corresponde às cores dos coletes reflexivos, que serão utilizados pelos policiais militares e que vão corresponder a cada área de atuação no circuito. Também como novidade para este ano, serão utilizadas 32 canetas Laser Point pelos militares, para melhor visualização da ocorrência, contribuindo com a rapidez em seu atendimento. Sobre o pagamento da Gratificação por Atividade Externa (Grae) ao policial militar, de acordo com o coronel Iunes, a expectativa é para que esse pagamento seja creditado na conta de cada militar no próximo dia 16, um dia antes do início da prévia carnavalesca.

Acesso ao local

A partir das 17h, o trânsito na área do circuito será interrompido e, de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, não haverá concessões após o horário determinado. Nos três primeiros dias da prévia, o trânsito local será interrompido às 17h. No domingo, a área do circuito será fechada a partir das 15h.

Importância da PM

De acordo com Fabiano Oliveira, um dos empresários da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), o trabalho da Polícia Militar é de suma importância para a realização do evento. “O apoio da Polícia Militar, através do Governo do Estado, é de grande importância. Sem esse apoio, não teríamos condições de realizar tamanho evento, que gera milhares de empregos, renda e ajuda no desenvolvimento do Estado. Nós, que fazemos parte da ASBT, temos o reconhecimento e agradecemos a todos os homens e mulheres que fazem parte da Polícia Militar de Sergipe”.

No término da coletiva, o coronel Iunes ressaltou a importância do trabalho dos policiais militares durante os quatro dias de realização do evento. “Nós iremos apresentar à sociedade os verdadeiros policiais militares. A Polícia Militar pensa sempre no futuro, na sociedade. Nós temos pais, mães, parentes, que estarão no Pré-Caju, portanto, é em respeito a esses nossos parentes, à sociedade sergipana e aos turistas, que faremos a segurança necessária para que todos aproveitem a prévia”. O coronel aproveitou a ocasião para mandar um recado para aqueles que vão ao evento com o intuito de gerar conflitos. “O Pré-Caju não é local para bagunça. A Polícia Militar vai estar presente. O policial já sabe como vai atuar. Para o cidadão de bem, o respeito necessário. Para o malando, a força da lei”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário