quarta-feira, 4 de setembro de 2013

REFORMAS DE PRAÇAS ENTRAM EM FASE FINAL EM ARACAJU.

O processo de revitalização de três grandes praças da capital sergipana chega à fase final ainda este mês. A agilidade na execução dos serviços segue cumprindo o cronograma de ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que transformou as praças Tobias Barreto (bairro São José), Camerino (Centro) e José Andrade Goes (18 do Forte) em um grande canteiro de obras.

Dentro de poucas semanas a Prefeitura de Aracaju entregará à população ambientes reestruturados e aconchegantes, próprios para o lazer e bem estar do cidadão. Nas três praças estão sendo feitas reformas completas, desde a calçada até o processo de urbanização e paisagismo.

A iniciativa de remodelar as praças foi tomada porque há uma grande preocupação da Prefeitura em relação à segurança e satisfação de seus moradores, além de um fator particularmente especial: a conclusão desses serviços devolverá o clima familiar e harmônico característicos da capital sergipana. Os tapumes, por enquanto, escondem os maquinários e outros tantos materiais de construção, que são cuidadosamente executados por  incessantes e eficientes operários. 

Praça Camerino

Localizada na região central de Aracaju, a Praça Camerino, que já foi ponto de encontro de gerações, passou por um período de abandono total pelas antigas administrações municipais. Sendo habitada por vândalos que, com os transtornos causados pelos constantes assaltos, tornavam o lugar ainda mais perigoso. Ao todo, 36 profissionais trabalham na execução da obra. Hoje, com o plano de reestruturação, a área terá uma iluminação especial, rampa e corrimão, para auxiliar as pessoas com deficiência, e um jardim.

O comerciante Márcio Henrique Rosa Inácio considera a praça um marco na história comercial e social da cidade. "Tenho meu comércio aqui há 16 anos e, a princípio, achava o ambiente aprazível e bem movimentado, por isso optei pelo ponto. Porém, depois de um tempo, o abandono e presença de infratores, tirou o brilho do local. Agora, esta reforma dará a cara feliz de antes e a promessa de uma guarita policial trará as famílias de volta ao nosso recanto", afirma Márcio. "A nova Praça trará inigualáveis benefícios aos moradores e a nós, comerciantes", completou.

Praça Tobias Barreto

Um dos grandes redutos verdes do bairro São José, a Praça Tobias Barreto carrega em cada um de seus cantos, um pouco da história da capital. Entre tudo que se podia encontrar lá, destacava-se a feira de artesanato, a praça de alimentação com comidas típicas e shows musicais. No entanto, por muito tempo, o largo ficou esquecido pelo poder público. Por essa razão, também está sendo reformado.

No local terá dois parques infantis, espaço de leitura e para contadores de histórias, aparelhos de ginástica para a população da terceira idade, espaço multieventos, um posto policial, passarelas estacionamento, arquibancadas e um lago artificial.

As obras da Tobias Barreto estão seguindo o cronograma de forma correta, segundo o mestre de obras Valtenes Santos.  "Com o fim das chuvas, pudemos adiantar bem os trabalhos e, ainda este mês, poderemos entrar na fase de acabamento para terminarmos a obra. E tenho certeza que será mais um excelente lugar para o lazer em Aracaju", revela.

Praça José Andrade Goes

Com 60% do total da obra concluída, a praça localizada entre os bairros 18 do Forte e Palestina, Zona Norte, foi orçada em mais de R$ 1 milhão, compondo um plano de reurbanização de uma área de 9.679,77 m², e será uma excelente opção de diversão para os habitantes do entorno.

À frente de 18 trabalhadores, o mestre de obras Batista de Andrade coordena o grupo no cumprimento do esquema de reestruturação do logradouro. Segundo o senhor Batista - como é conhecido - os trabalhos são realizados de segunda a sexta, de maneira a concluir todo o serviço o mais breve possível. "Nossa equipe está empenhada em cumprir a ordem que a PMA deu. Por esse motivo que, diariamente, os operários doam-se no exercício de suas funções, prontos a concluir tudo no prazo pré-determinado", disse.

Quando concluída, a praça terá um passeio especial, duas quadras com arquibancadas - sendo uma poliesportiva e outra para a prática de futebol de areia - parque infantil, pista para caminhada e equipamentos de ginástica para a terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário