quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MUNICÍPIO DE TOBIAS BARRETO TERÁ COMPLEXO EMPRESARIAL E CENTRO DE VOCAÇÃO TECNOLÓGICA.

Nesta sexta-feira, 23, às 10h, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, assina a autorização para licitar o Complexo Empresarial Integrado (CEI) e o Centro de Vocação Tecnológica (CVT), que devem ser instalados no município de Tobias Barreto, a 127km da capital. As assinaturas integram a programação do Sergipe de Todos, iniciativa que ocorre das 9h às 17h na Praça Matriz da cidade.

Com a implantação do CVT, a ideia é oferecer ensino profissionalizante e serviços tecnológicos para a transferência de conhecimentos, possibilitando a melhoria dos processos produtivos, a exemplo do processamento de frutos, de pescado, de materiais de construção e de alimentos em geral. Os recursos são provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), dos governos do Estado e municipal e de projetos auto-sustentáveis.

Em Sergipe, a pasta responsável pelos CVTs é a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), que atua em conjunto com sua vinculada, a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise).

“Os CVTs levam em consideração a vocação do território, atuando em articulação com órgãos públicos, trabalhadores, empresas e entidades da sociedade civil organizada. A principal finalidade desses Centros é fortalecer os sistemas locais e regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), estimulando ainda a experimentação científica”, aponta o secretário Jorge Santana.

Já o Complexo Empresarial Integrado (CEI) é um espaço de produção e gestão de negócios que deve estar em sintonia com os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Trata-se de um novo conceito de distrito industrial, que introduz elementos de acesso a mercado, formação de capital humano e inovação tecnológica.

“O CVT é o instrumento que deve proporcionar a convergência de projetos voltados para o desenvolvimento local e do APL, especialmente no que concerne a contribuir para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas locais e do CEI, pois será um espaço de capacitação para os trabalhadores locais e para a comunidade”, complementa o secretário da Sedetec.

No campo do Desenvolvimento Econômico, as ações visam ao incremento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), incentivo às potencialidades de cada região, construção de ambiente favorável à atração de capital e aumento da interação e cooperação entre produtores, além da promoção da inovação tecnológica.

São também objetivos dessas iniciativas incentivar e promover o desenvolvimento do empreendedorismo, por meio da capacitação e atualização tecnológica e gerencial, além de promover o adensamento produtivo dos APLs e cadeias produtivas específicos dos territórios e de aproveitar as oportunidades da economia local.

Um comentário:

  1. PARABÉNS AO MUNICIPIO DE TOBIAS BARRETO, SERIA INTERESSANTE TAMBÉM QUE O GOVERNO ESTADUAL BUSCASSE RECURSOS PARA MELHORAR O ACESSO A CIDADE PARA QUEM VEM DO ESTADO DA BAHIA:


    COOPERAÇÃO TÉCNICA
    Eu defendo, neste comentário, entendimentos entre esferas estaduais e federal, uma espécie de cooperação técnica entre os Governos Federal, o sergipano e o baiano para que a BR 349 tenha status de perfeição. Vale lembrar: a BR 349, classificada como rodovia diagonal federal, é também importante trecho para ligar a região Agreste do Estado de Sergipe à Bahia, por meio da SE 104, que liga Itabaiana a Tobias Barreto.

    ResponderExcluir