segunda-feira, 19 de julho de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU RETIRA VAGÃO DA PRAÇA OLÍMPIO CAMPOS.

No último final de semana, a Prefeitura de Aracaju deu início à retirada do vagão localizado na praça Olímpio Campos, com o objetivo de melhorar a qualidade estrutural do local. Instalado há mais de 30 anos, o vagão servia de espaço para uma biblioteca infantil e em seguida passou a ser o cenário de comércio de flores e mel. No entanto, o local já estava desativado há quatro anos.

Segundo a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, a medida visa atender aos interesses da população local. "Já estávamos programando essa retirada, mas tivemos que aguardar o resultado de uma avaliação técnica para confirmar o nível de deterioração do vagão. Nesse caso, seria inviável uma possível restauração", explica.

De acordo com o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Carlos Mota, toda a estrutura do vagão foi condenada após a realização de uma avaliação técnica. "Há mais de 30 anos que o vagão estava no local, não havia possibilidade de restaurar e muito menos removê-lo para outro local", destaca. "O equipamento estava visivelmente danificado pela ação do tempo. A ferrugem atingiu toda a estrutura e as peças de madeiras foram tomadas por cupins. Não havia nenhuma condição para uso", acrescenta.

A comerciante Maria Albani, proprietária de uma lanchonete próxima à praça, teceu elogios para a atuação da Prefeitura Municipal de Aracaju. "Quando cheguei na última sexta, dia 16, para trabalhar, vi que estavam fazendo um serviço. Perguntei o que era e eles me responderam que estavam retirando o vagão. Fiquei muito feliz com a notícia. Só tenho a agradecer", disse.

Trabalhando há 17 anos no local, a comerciante espera agora uma reanimada nas vendas. "O local estava sendo utilizado por muitos usuários de drogas. O mau cheiro tomava conta da praça e espantava os clientes. A minha felicidade é maior porque as pessoas podem sentar na mesa da minha lanchonete e pedir uma bebida sem nenhum incômodo", coloca Albani. "Agora pretendo colocar mais produtos para vender", ressalta.

Manutenção

Além da organização do espaço público, a Emsurb é responsável pela limpeza e preservação das áreas verdes. "Temos equipes em toda a praça executando a manutenção diária, como a varrição, o recolhimento de lixo e a irrigação da área verde., entre outras ações Mas, para o serviço ser visto, a participação dos frequentadores se torna fundamental. O ato de jogar o lixo na lixeira já é um grande passo", explica o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia.

Coleta de lixo

Por conta da feira de artesanato e a comercialização de produtos alimentícios, o serviço de coleta de lixo é intensificado. "Com a presença de pontos comerciais no local, o caminhão do serviço da coleta domiciliar passa todos os dias. Inclusive, pedimos aos comerciantes que executem o acondicionamento correto do lixo - depositar em um túnel ou latão, por exemplo", esclarece o coordenador de Aterro Controlado da Emsurb, Reinaldo Souza.

Um comentário:

  1. RIDICULO ISSO AO INVES DE ORGANIZAR A PRAÇA QUE ESTA UM HORROR DE SUJA E BAGUNÇADA TIRARAM O PRINCIPAL QUE ERA O VAGÃO QUE PODER PUBLICO E ESSE DESSE ESTADO, BEM ASSIM DEMOLIRAM A ANTIGA ESTAÇAO FERROVIARIA, BANDO DE FILHOS DA PULTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir