sexta-feira, 21 de junho de 2013

ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA POLÍCIA E A TRANQUILIDADE DOS SERGIPANOS GARANTEM MANIFESTAÇÃO PACÍFICA.


ssp1A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), conforme já era esperado, confirmou que a manifestação cívica ocorrida nesta quinta-feira, 20, na praça Fausto Cardoso e avenidas da zona sul de Aracaju, aconteceu de forma pacífica e ordeira, ratificando o exercício de cidadania e o amadurecimento do povo sergipano, que, junto com suas forças policiais, deu exemplo de como se comportar em manifestações como essa no País.

Para garantir a segurança dos milhares de
ssp2manifestantes, a SSP organizou um forte esquema de segurança para coibir a presença de vândalos e assegurar o direito Monitoramento no quartel da PM | Foto: Ascom/SSPconstitucional de livre expressão da população. A PM esteve atuando desde as primeiras horas da tarde para garantir o direito de manifestação em Aracaju, assim como unidades especializadas da PC.

Todo o aparato polic
ial foi coordenado diretamente pelo secretário João Eloy de Menezes, que acompanhou a ssp3manifestção da sala de monitoramento de câmeras situada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Eloy estava acompanhado pelo comandante geral da PM, coronel Maurício Iunes, da superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitoza, e demais integrantes da cúpula.

Unidades da PM como a 
Companhia de Radiopatrulha, o Batalhão de Choque, Esquadrão de Polícia Montada e outras unidades estiveram em pontos estratégicos para uma necessidade de intervenção.
ssp4“O povo sergipano deu uma lição ao Brasil de como fazer uma manifestação pacífica. Não houve bedernas e as ruas foram utilizadas para pelos manifestantes para demonstrar a sua opinião e não para destruir o patrimônio público e privado. Houve alguns fatos isolados, mas a polícia agiu rápido por parte da polícia, sem que houvesse necessidade de confronto. O planejamento foi definido, com a nossa aprovação e a do governador em exercício Jackson Barreto”, explicou João Eloy.
ssp5O coronel Iunes informou que cerca de 70 policiais militares estavam infiltrados entre os manifestantes a fim de identificar e coibir a ação de baderneiros oportunistas. “Dois adolescentes integrantes de torcidas organizadas foram detidos nas proximidades do Hospital Cirurgia com uma faca e um facão. Já nas proximidades do terminal de ônibus do DIA um pequeno grupo queimou um colchão, mas o fogo foi apagado pelos próprios manifestantes e os arruaçeiros foram vaiados pela maioria”, informou Iunes.

A delegada Katarina Feitoza, superintendente da Polícia Civil, informou que manteve a Delegacia Plantonista aberta e que estendeu o atendimento da 2ª Delegacia Metropolitana. “Os adolescentes apreendidos foram encaminhados à 2ª DM e lá alegaram que não queriam prejudicar a manifestação, mas apenas defender-se de torcedores rivais. Esta alegação, todos sabemos, é improcedente”, declarou Katarina. A Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos e a Divisão de Inteligência e Planejanento Policial (Dipol) esteve atuando desde os dias antecedentes da manifestação para direcionar os trabalhos da SSP, assim como o Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e o Grupamento Especial de Repressão e Buscas (Gerb).

A cúpula da SSP parabenizou também o trabalho da Superitendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) na organização do trânsito. “Eles garantiram a fluidez dos veículos e asseguraram que as avenidas ficassem livres para os manifestantes. Além disso, ainda realizaram um excelente trabalho de monitoramento das passetas pelas ruas da cidade”, disse Eloy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário