quinta-feira, 27 de junho de 2013

JACKSON BARRETO ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DA AMSIA MOTORS EM SERGIPE.

Um ato marcante para a história do desenvolvimento industrial em Sergipe. Assim pode ser descrito o ato realizado no início da tarde desta quinta-feira, 27, quando o governador em exercício, Jackson Barreto, e o presidente da Amsia Motors, Mustafa Zeauddin Ahmed, assinaram um protocolo de intenções para instalação da primeira indústria automobilística em Sergipe. O ato também contou com a presença do príncipe da Arábia Saudita, principal acionista da empresa, Abdul Rahman bin Faisal al Saud. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio-Museu Olímpio Campos, em Aracaju.

O Protocolo de Intenções assinado prevê investimentos por parte da Amsia no montante aproximado de R$ 1 bilhão. O empreendimento industrial deverá produzir veículos automotores híbridos e elétricos, com expectativa de gerar aproximadamente 4.000 empregos diretos. A planta industrial deverá ser instalada no município de Barra dos Coqueiros, num terreno próximo ao Parque Eólico, nas imediações do antigo projeto do Pólo Cloroquímico.

Momento Histórico

“É com grande satisfação que anuncio oficialmente ao povo sergipano que firmamos protocolo de intenções com a Amsia Motors objetivando implantação de um empreendimento produtivo que tem o potencial de mudar a estrutura industrial do nosso estado”, declarou o governador em exercício, Jackson Barreto, após assinar o documento.

Ainda de acordo com o governador em exercício esta era uma meta que vinha sendo perseguida graças ao empenho do governador Marcelo Déda, que sempre vislumbrou a captação de investimentos externos que diversificassem as matrizes produtivas do estado, e do trabalho competente do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, e toda a sua competente equipe de técnicos.

“Sergipe assumirá uma posição de vanguarda na indústria automobilística com a produção de veículos não poluentes, movidos a eletricidade e utilizando o que existe de mais moderno e inovador no mundo em termos de tecnologia automotiva”, salientou Jackson Barreto, ao contextualizar a importância do empreendimento na atração de outras empresas e investidores para ampliar e implantar outras cadeias produtivas.

Nesse sentido, o governador em exercício também evidenciou a importância da implantação das mais de 120 empresas nos últimos cinco anos, além das que entraram em atividade já a partir de 2013 como a AlmavivA,  a Yazaki , e da Saint-Gobain, dentre outros empreendimentos que reforçam o contexto de Sergipe ser considerado um estado com notável expansão industrial no Nordeste.

“Isso só ocorre porque temos no governador Marcelo Déda um entusiasta do desenvolvimento e que buscou os mecanismos necessários para que Sergipe se tornasse um campo fértil para novos empreendimentos. Esta evolução é o que queremos para oferecer novas perspectivas à nossa juventude que, como diz a presidenta Dilma Rousseff, tem que ser agora alvo de intensas iniciativas de capacitação para buscar sua inserção”, contextualizou.

Nacionalidade

Falando (em inglês) pelos acionistas e executivos da Amsia Motors, o presidente da empresa, Mustafa Ahmed, destacou o profissionalismo e amabilidade com que foi tratado desde os primeiros contatos com o estado de Sergipe, e enfatizou o objetivo da empresa em se tornar e atuar como uma empresa genuinamente brasileira.

“É um orgulho participar deste momento decisivo para o crescimento da Amsia Motors e do potencial industrial sergipano. Tivemos um excelente tratamento e todas as informações necessárias das equipes do Governo de Sergipe desde o primeiro momento, e isso foi determinante para decidirmos investir aqui. Não queremos ser uma empresa estrangeira instalada aqui, queremos ser uma empresa brasileira e comprometida com o futuro de Sergipe e do Brasil. Nossos veículos ostentarão o nome e a bandeira brasileira”, anunciou o presidente, que teve como tradutor o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Carlos Augusto Franco.

Pela estratégia exposta pelo presidente, a empresa buscará abastecer os mercados da América do Sul e parte da América Central com os produtos produzidos em Sergipe que, inclusive, também terá a central de operações da empresa no país. “A partir dessa iniciativa e da nossa instalação em Sergipe, passaremos a tentar atrair outros investidores do mundo árabe e da China para se instalarem em Sergipe, mostrando que esse estado tem vocação industrial. Esse será nosso compromisso com o futuro de Sergipe e com o futuro do Brasil, pois, em breve, esperamos que este país se torne o líder da indústria automobilística mundial”, afirmou Mustafa Ahmed.

Grupo Seleto

O secretário Saumíneo Nascimento, por sua vez, destacou a importância de Sergipe se inserir no seleto grupo dos 10 estados brasileiros que sediam indústrias automobilísticas. “Sergipe passa a integrar esse grupo o que, com certeza, beneficiará a evolução industrial do nosso país que hoje está atrás apenas do Japão, India, China e Estados Unidos na produção de veículos automotores, sendo que temos um imenso potencial ainda a explorar”, apontou o secretário.

Segundo ele, todo esse trabalho de negociação com a Amsia Motors vinha sendo acompanhado entusiasmadamente pelo governador Marcelo Déda. “Temos certeza de que ele está feliz com o passo decisivo que Sergipe dá hoje, e com esse momento do governo. Tudo isso é fruto da determinação e foco na busca de investimentos produtivos que contribuam com o desenvolvimento de Sergipe”, afirmou o secretário, ao lembrar que esta quinta-feira, 27, também é uma data histórica já que se comemoram os 90 anos do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS). “Temos dois bons motivos para fazer do dia de hoje uma data histórica”, celebrou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário