sexta-feira, 21 de junho de 2013

PÚBLICO PRESTIGIA ABERTURA DE MAIS UMA EDIÇÃO DO ARRAIÁ DO POVO.

Foto:  Ascom/Secult

O som do triângulo, da zabumba e da sanfona voltaram a ecoar da praça de eventos da Orla da Atalaia. Isso porque foi aberto na noite da última quinta-feira, 20, a sétima edição do Arraiá do Povo, evento realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento conta com o patrocínio do Instituto Banese e Petrobras.  

A festa segue até o dia 30 de junho, com uma programação 100% sergipana. Na primeira noite de shows, quadrilha junina, trios pé-de-serra e bandas de forró mostraram a diversidade cultural do ciclo junino em Sergipe. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, que fez questão de comparecer à primeira noite da festa, afirmou que esta edição foi realizada através de um grande esforço e seguindo a orientação expressa do governador Marcelo Déda.

“Fizemos questão de garantir 10 dias de Arraiá do Povo, com programação 100% sergipana, com trios pé-de-serra, sanfoneiro, quadrilha junina e grupos folclóricos do período junino, afinal, este é um evento que é marca de um Governo que revolucionou a cultura, valoriza as nossas tradições e que fez deste espaço, um local de revitalização e de valorização daquilo que se produz em nosso Estado”, destacou a gestora.

Público comemora

O público sergipano, como nos anos anteriores, foi um capítulo a parte no Arraiá do Povo. A festa que é conhecida por sua tranqüilidade e ambiente familiar atraiu centenas de pessoas, que foram com toda a sua família a fim de dançar e comemorar a abertura do período junino em Aracaju.

Sempre com muita tranqüilidade os casais dançavam, as crianças soltavam seus traques de massa e de divertiam com muita tranqüilidade e ao som do puro forró sergipano. O sushiman Raimundo de Jesus, por exemplo, levou os três filhos para curtir a primeira noite da festa. “Sempre venho a essa festa, pois acho que é o ambiente ideal para curtir com a família. Com certeza voltarei outras vezes esse ano”, afirmou.

Já o casal Nívia Cristina e Fábio Santos, aproveitaram a primeira noite do Arraiá do Povo dançando juntinho. Eles contam que fizeram questão de ir ao primeiro dia da festa para ver a apresentação da Quadrilha ‘Unidos em Asa Branca’ e para conferir a estrutura desse ano. “Essa é uma festa muito bonita, que foge do clima abafado das grandes festas e tem espaço para dançarmos e curtir o verdadeiro forró sergipano”, ressaltou o rapaz.

Mas não é só a beleza das quadrilhas e a tranqüilidade da festa que atrai o público sergipano ao Arraiá do Povo. As bandas sergipanas são muito elogiadas pelo público, que gosta do vê e se identifica com o que é produzido em Sergipe. “Acredito na valorização que é dada nessa festa, por isso sempre faço questão de vir ao Arraiá. Gosto do que vejo e acho que é muito importante que nós venhamos prestigiar a música sergipana”, afirmou o técnico em redes Patrício Cardoso, que é do Estado do Maranhão, mas mora em Aracaju há cinco anos.

A festa 

A festa continua a todo o vapor durante o fim de semana. Nesta sexta-feira, 21, passarão pelo Arraiá o Grupo Dengo da Mamãe, Robertinho dos Oito Baixos, Joésia Ramos e banda forró da Rabeca, o forrozeiro Glauber do Acordeon e quadrilha Pioneiros da Roça.

Já no sábado é vez da Banda de Pífanos de Japoatã mostrar seu trabalho, junto com o Trio Piauí, o Grupo folclórico ‘Caceteiras de Rindu', quadrilha Século XX, Banda Cabeça de Frade, Edgar do Acordeon e a Banda Zé Tramela. No domingo quem faz a festa é a Banda de Pífanos de Rosário do Catete, Forró Chamego Nordestino, o ‘Samba de Coco’ de São Cristóvão, quadrilha Luiz Gonzaga, Marcos Guedes, o forrozeiro e Zé Rosendo e Marluce. A programação tem início às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário