quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA CHEGA A ARACAJU PARA INICIAR TREINAMENTO OLÍMPICO.

Fotos: Joel Luiz


A Seleção Brasileira Olímpica de Ginástica Rítmica de Conjunto, que representará o Brasil em diversas competições internacionais com foco nos Jogos Olímpicos de 2012, já está em Aracaju. A cidade será a sede dos treinamentos e preparativos da equipe nos próximos dois anos. Na manhã desta quarta-feira, 27, as meninas foram apresentadas à imprensa e participaram de uma entrevista coletiva, onde cada uma deixou bem clara a expectativa para o longo período de treinamento.

A presença da Seleção Brasileira de GR em Aracaju conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Ginástica, do Colégio COESI, da Faculdade FASE e do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel).

O secretário Maurício Pimentel deu as boas vindas às ginastas e garantiu o apoio necessário do Governo do Estado naquilo que for necessário e no que a seleção solicitar. Referindo-se à ginasta sergipana Larissa Barata, Maurício Pimentel salientou que o Governo do Estado tem investido para que ‘novas Larissas’ surjam em Sergipe. “De uma coisa eu tenho certeza: não há barreiras intransponíveis. Nós estamos juntos nessa luta, porque é nossa responsabilidade apoiar o esporte em Sergipe”, afirmou.

Segundo a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende , os trabalhos de preparação começam efetivamente na próxima segunda-feira dia 1 de fevereiro. “Será uma verdadeira maratona de treinos. Para isso, as oito meninas que compõem a seleção estão imbuídas da responsabilidade que terão a partir de agora. Essas meninas passam a residir em Aracaju, terão toda logística da CBG, do Governo do Estado, prefeitura, patrocinadores e empresas que nos apóiam no trabalho de planejamento. Elas residirão em Aracaju e terão aqui no estado o preparo necessário para enfrentar as próximas disputas”, informou Luciene Resende.

Apesar da mudança de clima e hábitos alimentares, a saudade dos familiares, as ginastas Ana Paula Alencar (PR), Ana Paula Ribeiro (ES), Ana Paula Scheffer (PR), Jéssica Oliveira (PR), Jéssica Mayer (SC), Letícia Dutra (SC), Luisa Matsuo (SC) e Larissa Barata (SE) estão satisfeitas e motivadas para os treinamentos.

Aos 15 anos, a ginasta catarinense Jéssica Mayer é a mais nova do grupo e não esconde a ansiedade por morar longe dos pais pela primeira vez. “Acho que vou me acostumar, mas estou muito ansiosa para começar os treinamentos”, disse. A mais velha do grupo, com 22 anos de idade, é a sergipana Larissa Barata, que depois de quatro anos longe do esporte, voltou a competir e espera conquistar muitos títulos, defendendo a Seleção Brasileira.

Luisa Matsuo disse que não é a primeira vez que passa uma temporada em Aracaju. “Trata-se de uma linda cidade, com um povo acolhedor e tenho certeza que minhas colegas se adaptarão rapidamente e aqui teremos a tranqüilidade necessária”, disse Luis Matsuo.

Luciene Resende garantiu que a preparação não é só para os Jogos Olímpicos que acontecerão em Londres no ano de 2012, mas também para as Olimpíadas no Brasil em 2016. “Temos que representar muito bem o nosso país, e vamos trabalhar muito para que isso aconteça”, garantiu.

Ainda na coletiva, Luciene Resende relembrou o tempo que algumas das ginastas moraram em Aracaju para os treinos da seleção individual e aconselhou às atletas a continuarem sendo exemplares naquilo que fazem. Segundo ela, este é um grande mérito.

Competições

A Primeira competição da Seleção Brasileira em 2010 é a Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria, entre os dias 8 e 10 de março e a segunda fase da Copa do Mundo em Portugal, entre os dias 13 e 15 de março. Ainda no mês de março, entre os dias 24 e 30, a Seleção Brasileira participará dos Jogos Sul-Americanos, que serão realizados em Medelín, na Colômbia. Essa fase serve também como preparatória para os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara no México e a meta final, que é a participação do Brasil, nos jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Depois da apresentação oficial e das entrevistas, a presidente Luciene Resende fez uma reunião com as atletas e todos os membros da comissão técnica, quando foram definidos alguns procedimentos que devem ser seguidos a partir do início dos treinamentos.

Um comentário:

  1. nossa estou torcendo por vcs desculpa falar mais estou torcendo ainda mais pelas meninas daki de santa catarina principalmente pela jessica mayer !! conheci ela nos joguinhos de 2007!!! (sou uma das meninas do karate)!!!
    uma boa a sorte a vcs :)

    ResponderExcluir