quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ESTADO ARTICULA REESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA BEM MULHER.

Para assegurar o acesso da população de baixa renda aos serviços públicos, assim como estabelece o Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, as Secretarias de Estado da Inclusão Social, da Saúde, de Política para as Mulheres e a Fundação Estadual de Saúde estão em processo de reestruturação do programa ‘Bem Mulher'. No novo formato, o projeto será denominado 'Bem Menina, Bem Mulher'.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino reuniu nesta quinta-feira, 22, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) para apresentar o novo projeto e fomentar a parceria com o órgão. “Esse projeto terá uma gestão colegiada e os setores públicos somarão esforços para colocá-lo em prática. Aracaju será a primeira cidade a receber o 'Bem Menina Bem Mulher por apresentar um maior contingente populacional absoluto em situação de extrema pobreza, concentrado em determinados bairros, de acordo com o IBGE”.

A diretora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SMS, Ana Márcia Menezes, afirmou que o município tem interesse em integrar a iniciativa na capital. “O projeto é muito interessante e coincide com o trabalho que já desenvolvemos pela prefeitura. Tenho certeza da viabilidade positiva do projeto. O Estado pode contar com a somação de esforços da nossa equipe”, assegurou.

Bem Menina, Bem Mulher

O programa 'Bem Menina Bem Mulher' será desenvolvido priorizando a linha do acesso aos serviços públicos, acrescentando um processo de formação de uma rede articulada de lideranças femininas para identificação de situações de vulnerabilidade, além de ações intersetoriais voltadas às comunidades que vivem em situações de extrema pobreza.

O novo modelo prevê ações contínuas e focais para a população feminina a partir de 12 anos, especialmente, a que reside nos municípios prioritários para a erradicação da miséria em Sergipe. O programa envolve vários setores do Governo do Estado e dos município que irão recebê-loe a Sociedade Civil, e terá como foco a formação de lideranças comunitárias.

A base de sustentação do programa é o conhecimento dos direitos sociais e as estratégias que a comunidade utilizará para acessar os serviços disponíveis, tanto no âmbito municipal, como estadual. O Bem Mulher desenvolve ações exclusivamente relacionadas à saúde da mulher de 25 à 59 anos.

Eixos

O programa se baseia em vários eixos como o de Diagnóstico Comunitário, de Captação para Inserção nas Políticas Públicas, Formação das Lideranças Comunitárias, Geração de Renda e Cidadania, Promoção e Prevenção à Saúde, de Prevenção da Violência Contra a Mulher e de Governança e Responsabilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário