quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PETROBRÁS ANUNCIA DESCOBERTA DE PETRÓLEO LEVE EM ÁGUAS ULTRAPROFUNDAS DE SERGIPE.

A Petrobras confirmou hoje (21), por meio de nota, a presença de reservas de petróleo e gás em águas ultraprofundas na Bacia de Sergipe-Alagoas, no primeiro projeto exploratório em águas ultraprofundas na parte sergipana da bacia. O poço, conhecido informalmente como Barra, está instalado a 2.311 metros da superfície, a 58 quilômetros (km) da costa de Sergipe e a 90 km de Aracaju.

A Petrobras informou que “foram confirmadas excelentes condições de porosidade dos reservatórios", que estão entre 5 km e 5,4 km de profundidade. Na camada superior, a estatal encontrou "petróleo leve de excelente qualidade, com grau API [escala para medição de densidade de líquidos] em torno de 43 graus", enquanto no nível mais profundo, o petróleo é um pouco mais denso, com 32 graus.

A Petrobras é a operadora do bloco, com 60% de participação, e tem como consorciada a IBV-Brasil (com 40%). A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) já aprovou a proposta do Plano de Avaliação enviada pelo consórcio, com o objetivo de delimitar o volume da reserva.

Fonte: Agência Brasil (Nielmar de Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário