sexta-feira, 30 de setembro de 2011

VALORIZAR SERVIDOR DA SEGURANÇA PÚBLICA.



Começou na quinta-feira (29) e prossegue até esta sexta-feira (30), o seminário “A Valorização do Servidor de Segurança Pública”. A iniciativa é do deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados.

O evento está sendo realizado no auditório da Universidade Tiradentes, bloco D, no bairro Farolândia, e tem como público-alvo operadores e estudantes do Direito; profissionais da polícia militar, civil, federal, guardas municipais e do sistema penitenciário; e a sociedade em geral.

De acordo com Mendonça Prado, baixos salários, planos de carreiras ultrapassados ou inexistentes, falta de equipamentos e de respaldo governamental são apenas algumas das dificuldades enfrentadas pelas polícias e corpos de bombeiros no Brasil.

“É com essa realidade que convivem milhares de homens e mulheres, pessoas que dedicam suas vidas a garantir a segurança de todos os cidadãos brasileiros. Por outro lado, são esses profissionais os primeiros a serem cobrados pela população, em seu justo anseio por uma segurança melhor. Assim sendo, é inaceitável a situação de completa desvalorização por que passam os servidores de segurança pública em nosso país”, afirmou Mendonça Prado.

Na abertura do seminário, a mesa foi composta pelo deputado federal Pastor Eurico; o deputado estadual Capitão Samuel, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Sergipe; Jorge Fernando Stangerlin, corregedor Regional da Polícia Federal de Sergipe; Major Corrêa, representando o comandante da 19º Circunscrição de Serviço Militar; o capitão de Fragata Eron Marçal, comandante da Capitania dos Portos de Sergipe; o coronel Antônio Vieira, representando o comando da polícia militar de Sergipe; capitão Rogério Alves, do destacamento de controle do espaço aéreo de Aracaju; e o capitão Regus, representando o 28º Batalhão de Caçadores.

O primeiro painel, que começou às 15h30, teve como palestrante o sociólogo Julio Jacobo, diretor do Instituto Sangari e coordenador do Mapa da Violência 2011. Na ocasião, foi feito um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte de brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior do país. Com relação ao índice de violência em Sergipe, o estado passou de 21 º lugar (em 1998) para 14 º lugar (em 2008).

“Os jovens da década de 80 tinham as epidemias e doenças infecciosas como as principais ameaças às suas vidas. Atualmente, essas causas foram substituídas pelas chamadas “causas externas” representadas, principalmente, pelos acidentes de trânsito e homicídios”, ressaltou Julio Jacobo.

O segundo painel “A atuação dos profissionais da Polícia Civil” foi proferido pelo delegado de polícia civil de Goiás, o deputado federal João Campos (PSDB/GO) que também é membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. As atividades foram coordenadas pelo deputado federal Pastor Eurico (PSB/PE).

Fonte: Assessoria Parlamentar do Deputado Mendonça Prado (Vanessa Franco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário