quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO VAI ENTRAR COM AÇÃO CONTRA O ESTADO.

A audiência ocorrida na manhã desta quinta-feira (22) coordenada pelo promotor de justiça Julival Pires Rebouças Neto para discutir a reforma do CAIC ministro Armando Rollemberg (escola situada no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, e demolida em 2009) teve a participação dos professores, pais de alunos, direção da escola, Secretaria do Estado da Educação e Sintese.

A solicitação da reunião foi feita pelo sindicato para que o governo do estado realize a reconstrução da escola estadual. Até o momento não há qualquer ação governamental para solucionar o problema. Os pais queixam-se do fato de os filhos terem de ir para Aracaju todos os dias, onde funciona “provisoriamente” o CAIC no Bairro Siqueira Campos.

A diretora da escola, Maria Amélia Ribeiro dos santos, relatou as diversas tentativas de por um fim ao drama e questionou a inoperância da Seed que apenas fez promessas, mas não resolve a situação. Também preocupa a população o fato de o antigo terreno do CAIC estar servindo como abrigo de assaltantes, espaço para consumo de drogas e prostituição.

Roberto Silva Santos, diretor do dep. de base estadual do Sintese, lamentou a falta de política pública. Ressaltando que o problema já poderia ter sido resolvido se o governo priorizasse a educação, já que há verbas federais para esses casos. Roberto também sugeriu a realização de um senso educacional para apurar a quantidade de crianças e adolescentes que moram no Conjunto Jardim estão fora da escola.

Situação Insustentável

O promotor vai entrar com ação contra o Estado para que a recontrução da escola aconteça o mais rápido possível. Para ajudar, a comunidade decidiu fazer um abaixo-assinado para ser anexado ao processo judicial. O documento pode ser consultado na sede do Sintese, localizada na Rua Campos. E também deve circular pelas ruas do Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro.

A Seed tem o prazo de dez dias para enviar projeto e orçamento da nova escola e ainda informar sobre redistribuição ou não dos alunos até a inauguração do novo CAIC.

Fonte: Sintese (Bárbara Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário