quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SAÚDE CONVIDA ÓRGÃOS E ENTIDADES E INICIA DISCUSSÃO SOBRE MATADOUROS EM SERGIPE.

Uma das premissas do Governo do Estado é a integração entre as diversas áreas que formam a gestão para melhorar a qualidade de vida da população sergipana. Seguindo este princípio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) - por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) - reuniu na manhã de ontem, 20, as Secretarias de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), junto com alguns municípios e o Ministério Público Federal (MPF), a fim de debater a questão dos matadouros existentes no estado.

O objetivo da SES foi abrir a discussão e procurar soluções para um problema que se estende por muitos anos em Sergipe e atinge diretamente questões referentes à saúde pública, a degradação do meio ambiente e as normas de produção de alimentos de origem animal preconizadas pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, a reunião foi só o começo de uma discussão precisa integrar mais atores. “A questão dos matadouros é muito complexa e nós temos que fazer mais rodadas de discussões sobre o assunto e envolver mais órgãos da gestão e do judiciário que têm questões envolvidas na problemática, como o Ministério do Trabalho”, disse Guimarães.

Para o diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pombo, a iniciativa é uma forma de o órgão que gere a Saúde na esfera estadual cumprir seu papel. “O abate de forma incorreta é um problema grave de saúde pública. Apesar da competência da vigilância em fiscalizar o comércio atacado e varejista, nós nos sentimos na obrigação em cumprir nosso dever maior, que é a proteção da saúde do cidadão”, afirmou Pádua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário