quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VEREADOR JAILTON SANTANA COBRA MELHORIAS NA SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL.

Na manhã dessa quinta-feira, 22/9, o vereador Jailton Santana (PSC) utilizou a tribuna, durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar sobre o sistema de saúde pública da capital. No seu pronunciamento, o parlamentar narrou a ligação de um pai recebida minutos antes de a sessão começar. “Ainda agora, um cidadão desesperado ligou para mim dizendo que está, nesse momento, com o filho no Posto de Saúde do Conjunto Castelo Branco. A criança está doente e o pai a levou ao posto em busca de atendimento, mas foi surpreendido quando recebeu a informação de que o garoto não poderia ser atendido, pois, no cartão de saúde, a criança está cadastrada em outro posto. No entanto, o Sistema Único de Saúde (SUS) está bem claro para todos e sabemos que as pessoas têm o direito de ser atendidas em qualquer lugar”, explicou o vereador.

De acordo com Jailton, fatos como esses não podem acontecer. “É inadmissível ver uma criança passando mal e negar atendimento apenas porque o cartão dela não está inscrito naquele posto. Infelizmente, a burocracia cria esse entrave e o cidadão precisa ligar para um vereador e pedir ajuda. Negar atendimento é crime e não podemos permitir que isso ocorra nos hospitais e postos médicos da capital”, enfatiza.

Ainda na tribuna, o vereador comentou outra ligação recebida de uma moradora do bairro Mosqueiro, informando que, devido à reforma, as crianças que frequentam a escola Florentino Menezes terão que se deslocar do Mosqueiro para o Bairro Suíssa. “Ninguém é contra a reforma das escolas, que estão, de fato, em situação precária, mas os pais desses alunos estão preocupados, já que as crianças serão acompanhadas, muitas vezes, apenas pelo motorista do transporte escolar. A solicitação da comunidade é que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) alugue um prédio mais próximo para que os alunos não precisem fazer esse longo trajeto”, disse Jailton.

Sobre a questão da saúde municipal, o vereador disse que vai procurar os meios de solucionar o problema. “Tentei falar com o secretário Sílvio Santos, mas não consegui. Mesmo assim, continuarei tentando o contato e vou sugerir uma melhor orientação para os funcionários. Saúde é algo que deve ser levado a sério e o atendimento não deve, jamais, ser negado à população", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário