sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL REALIZAM ATO PÚBLICO CONTRA O ÍNDICE GUIA DIA 22.

Os professores da rede estadual em assembleia realizada no Instituto Histórico e Geográfico decidiram que realizam na próxima quinta-feira, 22, um ato público a partir das 8h em frente a Secretaria de Estado da Educação com a queima simbólica do Índice Guia da Avaliação de Desempenho.

“Somos contra essa ação da Secretaria de Educação de impor uma avaliação que não foi construída de forma coletiva com a comunidade escolar. Antes de mais nada é preciso que o projeto político pedagógico da escola seja discutido”, disse a presidenta do SINTESE, Ângela Melo.

Para o sindicato o debate político pedagógico não pode ser um documento de gaveta e a discussão perpassa pela implantação da Gestão Democrática na rede estadual. “A avaliação deve servir como meio de se chegar a um diagnóstico da nossa rede de ensino e não como forma somente punitiva”, disse Roberto Silva dos Santos.

A assembleia também elegeu quatro professores titulares e um suplente para compor a comissão que vai discutir a elaboração do edital para o concurso público.

Moção de Repúdio

Os professores aprovaram também uma moção de repúdio contra o prefeito de Maruim, Gilberto Maynard que impediu os professores da rede municipal de Maruim em ministrar aulas usando a camisa da “Campanha Salve a Educação de Maruim”.

Reforma das escolas

A presidenta do SINTESE questionou a falta de agilidade da secretaria com relação a reformas das escolas estaduais dando um enfoque nas escolas estaduais Augusto Ferraz, no bairro Industrial, 8 de maio no Coqueiral, o CAIC Armando Rollemberg, no conjunto Jardim e 11 de Agosto localizada no bairro Getúlio Vargas.

As comunidades no entorno dessas escolas estão aflitas, pois as reformas não são encaminhadas com agilidade e todos saem perdendo. No caso do CAIC há dois anos os alunos estão estudando fora da sua comunidade. A professora Ângela colocou também a reivindicação de transformar a escola 11 de agosto em uma unidade escolar bilingue.

Mestrado e Doutorado

A direção do SINTESE colocou aos professores que estão aguardando liberação para Mestrado e Doutorado que buscará uma audiência com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, para buscar uma solução para este problema. Uma nova reunião com os professores que estão nessa situação será marcada em breve.

Fonte: Sintese (Caroline Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário