sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SMTT MONTA ESQUEMA DE TRÂNSITO DO RÉVEILLON 2013 PARA ARACAJU.


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou um esquema especial em parceria com CPTran e CPRv para o próximo dia 31, a partir das 22h. O objetivo é proporcionar segurança e fluidez no trânsito da capital sergipana durante a festa de Réveillon, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), na Orla de Atalaia. Confira as rotas das 16h às 22h e das 21h30 em diante. 
Serão implantados corredores livres de tráfego em trechos das avenidas Beira Mar, Heráclito Rollemberg e Melício Machado, com alguns retornos bloqueados e estacionamentos de veículos serão proibidos nas principais vias que dão acesso à Orla de Atalaia.
O diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva, alerta sobre a sinalização que será implantada especialmente para informar os condutores quanto às novidades estudadas para otimizar os percursos que levam à praia de Atalaia. “Teremos equipes de agentes de trânsito da SMTT trabalhando durante todo o percurso”, garante.
“Sinalizaremos toda a área, informamos aos banhistas e clientes dos bares da Passarela que a partir das 15 horas do dia 31, a via será fechada e ficará proibido o estacionamento no local. Essa medida foi tomada, pois acreditamos que uma festa que ocorre na via pública deve ter seus veículos retirados para garantir segurança aos participantes do evento”, comenta o diretor de trânsito da capital, Major Paulo Paiva.
Ao todo, a população conta com seis itinerários que levavam ao local do evento. O diretor de trânsito destaca a rota que dá acesso à Avenida Melício Machado através da Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria, chegando à rota de fuga do Tecarmo. “Este caminho contribuirá para aliviar o trânsito na Avenida Heráclito Rollemberg, na altura do conjunto Augusto Franco. Avaliamos positivamente este novo itinerário ano passado e recomendamos a todos que o utilizem também”, coloca o Major Paiva.
Atuação
Os pontos principais de acesso ao local da festa terão a sinalização reforçada com banners para orientar o sentido de tráfego dos veículos e indicar as melhores rotas para chegar à praia. Além do reforço na sinalização, medidas como a presença de Agentes de Trânsito em cruzamentos movimentados, o fechamento de alguns retornos das principais vias que dão acesso a Orla, retemporização e desligamento de alguns semáforos, a presença de guincho de pequeno e grande porte estarão disponíveis para fazer a remoção de veículos estacionados em locais indevidos, assegurando fluidez e segurança no trânsito.
Cento e doze agentes de trânsito farão a operação Réveillon, garantindo o direito da população de ir e vir de forma segura. “Vale destacar que os homens e mulheres que compõem o quadro de agentes da SMTT, são profissionais preparados para atuar tanto com as situações do dia a dia do trânsito como em grandes eventos, como o Réveillon, em que o fluxo de veículos se deslocando para o mesmo local é enorme. Além de profissionalismo, nossos agentes têm paixão pelo o que fazem e é isso que garante o sucesso de nossas operações”, declara o Major Paiva.
*Segunda-feira, dia 31: a partir das 15h, toda a extensão da Passarela do Caranguejo (até a entrada da Aruana), terá tráfego de veículos isolado e o estacionamento estará proibido nas vias, ficando sujeito a guincho. A partir da meia-noite, o tráfego da pista da avenida Beira Mar, sentido Centro/Praia, será desviado para a avenida Tancredo Neves, altura do Espaço Emes.
* Sentido único da Praia/Centro nas avenidas Beira Mar e Rotary: período entre 0h e 4h da terça-feira, dia 1º. Portanto, caso siga para a Orla neste horário, a recomendação é utilizar o percurso da Avenida Delmiro Gouveia (ponte da Coroa do Meio ou avenida Heráclito Rollemberg).
Confira as seis rotas disponíveis:
- Itinerário pelo corredor livre compreendendo as avenidas Adélia Franco, Heráclito Rolemberg, Hildete Falcão e Melício Machado;
- Itinerário pelo bairro da Coroa do Meio;
- Itinerário pela avenida Beira Mar;
- Itinerário pelo corredor formado pelas ruas Firmino Fontes e Monteiro Lobato ligando a avenida Melício Machado;
- Itinerário pela rua Alexandre Alcino (Rota de fuga do TECARMO);
- Itinerário pelo corredor formado pelas avenidas Gasoduto, entrando no Santa Maria, acessando a avenida Alexandre Alcino chegando na rota de fuga do TECARMO.
Pedestres
Para garantir segurança do grande número de pedestres que se deslocavam em direção à Orla, às 19hs fica restrito o tráfego de veículos pela avenida Rotary, principal ponto de ligação entre o Terminal da zona Sul e a praia. Ainda com o intuito de facilitar a travessia dos pedestres na avenida Santos Dumont, em frente aos arcos da Orla, será feita uma canalização em meia pista. 

“Esta canalização é necessária para garantir uma travessia tranquila aos pedestres. Infelizmente muitos condutores não têm a consciência de respeitar o pedestre e acabam não permitindo que este faça a travessia na via de forma segura se a mesma não tiver um semáforo que o obrigue a parar. Por isso, nosso trabalho neste ponto da Orla se torna tão fundamental para garantir a prioridade do pedestre”, afirma o supervisor de trânsito, Aroldo Cardoso.

Ônibus
O transporte público também é prioridade para este grande evento. Os foliões que se deslocam para a Orla de Atalaia de ônibus contarão com o reforço de mais 20 veículos, além das linhas que convencionalmente fazem o roteiro para o Terminal da Zona Sul. A partir das 22hs do dia 31, outros 20 ônibus reforçam o itinerário que parte do Terminal do Centro para a Atalaia.
Das 22h do dia 31 de dezembro até a 0h do dia 1º de janeiro, linhas que operam somente até os Terminais do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) e do Centro ficarão estendidas até o Terminal da Zona Sul. Os fiscais estarão em operação mútua.
Táxi
Aqueles que optarem por deixar seus veículos em casa contarão com a comodidade e conforto dos serviços de táxis. Mais de 40 veículos ficam à disposição dos usuários em dois grandes pontos: o primeiro localizado na Avenida Rotary, próximo ao Terminal da Zona Sul, e o segundo na Rua Deputado Clóvis Rollemberg, ao final da Passarela do Caranguejo. Os usuários poderão ainda desembarcar em locais bem próximos à festa, no início Passarela do Caranguejo (próximo ao Corpo de Bombeiros), ou no final da mesma.
Volta para casa
Após a meia-noite, para facilitar o retorno dos cidadãos a suas residências, as duas pistas da avenida Beira Mar ficam em sentido único – praia/centro. A inversão serve para que os condutores não enfrentem retenções ao longo da via. “Este é o terceiro ano que trabalhamos com esta inversão e por ter funcionado muito bem nos anteriores, pois não registramos pontos de lentidão ou de congestionamento”, aponta o coordenador de Trânsito de Aracaju, capitão José Luiz Ferreira.
Segundo o coordenador de trânsito da SMTT, José Luiz Ferreira, para auxiliar o fluxo do entorno do evento, será preciso retirar os veículos, “abrindo espaços para as pessoas que chegam ao evento depois da meia-noite para assistir aos shows. Por isso, no período de 0h às 5h do dia 1º de janeiro de 2012, o fluxo de saída da Orla de Atalaia será priorizado.
Acompanhe as operações para um retorno tranquilo:
- Inversão do sentido da avenida Beira Mar, na pista que tem sentido norte/sul desde a Avenida Rotary até a Tancredo Neves, fazendo-a operar extraordinariamente com as duas pistas em direção ao Centro da cidade;
- Itinerário compreendendo as avenidas Melício Machado, Hildete Falcão, Heráclito Rolemberg e Adélia Franco;
- Itinerário formado pelo corredor compreendido pelas ruas Monteiro Lobato, Firmino Fontes e Av. Beira Mar;
- Itinerário pelo bairro Coroa do Meio.
Dicas importantes:
- Evite passar o Réveillon dentro do carro. Programe-se para chegar cedo à Orla de Atalaia. O ideal é sair de casa antes das 20h para evitar transtornos.
- Não insista em passar nos pontos bloqueados pela operação. Isso obstrui o trânsito e prejudica toda a coletividade, congestionando os corredores de acesso à festa. Os percursos preparados podem ser um pouco maiores, no entanto, terão boa e tranquila circulação.
- Procure estacionar o seu veículo corretamente. Evite obstruir o trânsito e observe a sinalização especialmente instalada para o Réveillon.
- Obedeça às orientações dos agentes de trânsito da SMTT: eles estarão trabalhando para a sua segurança durante todo o evento e são preparados para proporcionar sua segurança.
- Observe com atenção e respeite a sinalização dos pontos da festa. Exerça a cidadania e dê sua importante parcela de contribuição para uma festa de paz e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário